Morre, aos 109 anos, o homem que fez fortuna com a crise de 1929

Irving Kahn ainda era jovem, 23 anos, quando previu, corretamente, que os preços iam cair, e muito, e vendeu ações na Bolsa, tornando o nascimento de sua fortuna uma lenda no mercado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Morreu o investidor Irving Kahn, que ficou conhecido por fazer fortuna na crise de 1929, que deu origem à Grande Depressão. Ele faleceu aos 109 anos. A morte foi relatada em uma breve obituário no New York Times na última quinta-feira. Nenhuma causa específica foi informada. 

Kahn fez sua fortuna em meio à crise. Ele ainda era jovem, 23 anos, novato ainda no mercado financeiro. Na época, ele previu, corretamente, que os preços iam cair, e muito, e vendeu ações na Bolsa. A história do nascimento de sua fortuna virou lenda no mercado. 

No último ano de vida, Kahn ia ao seu escritório no centro de Manhattan, três vezes por semana, em uma viagem curta de táxi do seu apartamento no Upper East Side. Ele foi presidente do Kahn Brothers Group, que fundou em 1978 e que administrava cerca de US$ 1 bilhão. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Eu prefiro ser lento e constante”, disse Kahn, em entrevista no ano passado ao U.K. Telegraph. “Eu estudo as empresas e penso que podem cair mais, digamos, retornar uns quatro a cinco anos. Se a ação vier abaixo, eu tenho tempo para enfrentar a tempestade, talvez comprar a um preço mais baixo. Se meus argumentos no investimento não mudarem, então eu quero que o preço vá ainda mais abaixo”, disse.