Bolsas mundiais operam com cautela à espera de PIB nos EUA

Aumento do núcleo da inflação nos Estados Unidos renovou especulações de um aumento de juros; Alemanha aprova extensão de resgate à Grécia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas mundiais têm um dia de cautela com os índices europeus chegando aos menores níveis desde 2007 nesta sexta-feira (27). Mesmo após discursos mais “dovish” (moderados) da presidente do Federal Reserve – o banco central norte-americano -, Janet Yellen no Congresso dos Estados Unidos, as especulações para um aumento dos juros na maior economia do mundo se renovaram. O mercado ficará de olho na segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA que será divulgada às 10h30.

Ontem, o núcleo do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) nos EUA foi divulgado e mostrou alta de 0,2% em janeiro, lembrando que um dos principais motivos para a espera do Fed antes de subir juros é o risco de deflação. 

Na Alemanha, o Parlamento aprovou a extensão do resgate da Grécia, após o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, que tem expressado dúvidas sobre a confiabilidade da Grécia, ter dito que não será permitido a Atenas que “chantageie” seus parceiros da zona do euro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com 542 parlamentares votando a favor, incluindo quase todos da coalizão da chanceler Angela Merkel mais o Partido Verde, de oposição, a proposta obteve a maioria mais ampla para qualquer pacote de resgate da zona do euro até agora na câmara de 631 assentos.

Ásia
Do outro lado do mundo, a maioria das bolsas asiáticas fechou em queda após uma queda abrupta nos preços do petróleo na sessão anterior ter minado o apetite por risco. No entanto, depois de cair forte ontem, o petróleo volta a subir nesta sexta, o barril do WTI (West Texas Intermediate) tendo alta de 1,72%, a US$ 49. 

Contudo, no Japão, dados sólidos sobre a atividade industrial e um iene fraco levaram o índice Nikkei a subir 0,06%, a 18.797 pontos, nível mais alto de fechamento desde abril de 2000. “Os estímulos parecem estar animando alguns dos principais mercados do mundo, incluindo o Japão e a zona do euro. Os dados europeus recentes também têm mostrado alguns sinais positivos e isso realmente animou os investidores a impulsionar o avanço das ações”, disse o estrategista de mercado do IG Stan Shamu, em nota. 

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)