Bolsas asiáticas e europeias têm dia de cautela à espera do PIB dos EUA

Já o índice de Xangai fechou com queda de 1,55%, no quarto dia seguido de perdas, conforme as investigações desta semana sobre corretoras que emprestam dinheiro para investidores especularem com ações deixaram investidores cautelosos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO –  As bolsas asiáticas oscilaram entre leves ganhos e perdas nesta sexta-feira, conforme uma alta provocada por resultados corporativos em Wall Street ajudou a conter persistentes preocupações com o crescimento global e as perdas em ações chinesas. O mercado aguarda ainda pelo PIB dos EUA do quarto trimestre que, segundo expectativa de analistas, deve registrar alta de 3,2%.

Já o índice de Xangai fechou com queda de 1,55%, no quarto dia seguido de perdas, conforme as investigações desta semana sobre corretoras que emprestam dinheiro para investidores especularem com ações deixaram investidores cautelosos.

Dentre os dados da China, destaque para a receita fiscal, que alcançou 14,035 trilhões de yuans (US$ 2,2 trilhões) em 2014, um crescimento de 8,6% em relação a 2013, informou o governo chinês. Esta é a menor alta da arrecadação do país desde 1991.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já o índice japonês Nikkei teve alta de 0,39%, recuperando parte das perdas de 1,1 por cento da sessão anterior, maior recuo diário em duas semanas. Fortes resultados corporativos liderados pela Nomura Holdings e pela Advantest Corp ajudavam a confiança, mas vendas generalizadas no SoftBank Corp limitaram os ganhos.

Enquanto isso, o dia é de leve alta para as bolsas europeias em meio a uma leve recuperação dos preços do petróleo. Entre os dados econômicos, destaque para as  vendas no varejo da Alemanha subiram pelo terceiro mês consecutivo. Em dezembro, houve alta de 0,2% em relação a novembro, no cálculo sazonalmente ajustado, informou nesta sexta-feira o escritório de estatísticas do governo. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, de alta de 0,5%.

(Com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.