Wall Street cai mais de 1% após balanços da Caterpillar e Microsoft

O índice Dow Jones caiu 1,65%, a 17.387 pontos, enquanto o S&P 500 teve perda de 1,34%, a 2.029 pontos; o índice de tecnologia Nasdaq caiu 1,89%, a 4.681 pontos

Reuters

Publicidade

NOVA YORK – Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em queda superior a 1 por cento nesta terça-feira, após resultados decepcionantes de importantes empresas apontarem para o enfraquecimento das condições, enquanto a queda inesperada nas encomendas de bens duráveis nos EUA também pesou.

O índice Dow Jones caiu 1,65 por cento, a 17.387 pontos, enquanto o S&P 500 teve perda de 1,34 por cento, a 2.029 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 1,89 por cento, a 4.681 pontos.

Perdas do dia foram amplas, com nove dos 10 principais setores do S&P 500 em queda e com o índice de tecnologia tendo a maior influência negativa de longe. O grupo perdeu 3,3 por cento em sua maior queda em um dia desde novembro de 2011, na sequência dos resultados da Microsoft. Ações industriais também tiveram um desempenho ruim, lideradas por um declínio nos papéis da Caterpillar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As duas empresas foram as maiores queda no índice Dow Jones, mas outros componentes, como Procter & Gable e DuPont Co também caíram no dia. Somente os papéis da Johnson & Johnson, do índice com 30 ações, fecharam em território positivo.

As ações da Microsoft caíram 9,3 por cento, para 42,66 dólares, um dia após o principal motor potencial de lucro –as vendas do Windows e do Office para grandes empresas– mostrar sinais de declínio.

A fabricantes de máquinas pesadas Caterpillar divulgou uma perspectiva abaixo das expectativas, advertindo que a recente queda nos preços do petróleo prejudicaria seus negócios de equipamentos de energia. As ações caíram 7,2 por cento, para 79,85 dólares.

Continua depois da publicidade

“As pessoas podem não estar cientes da sensibilidade que o pessoal de indústria pesada tem em relação ao ciclo do petróleo, ou do efeito cascata de fraqueza do petróleo. Há um monte de empresas que vão ser afetadas negativamente”, disse o diretor de investimentos da Forward, Jim O’Donnell.

Com 24 por cento das empresas listadas no S&P 500 já tendo divulgado seus resultados, 70,6 por cento superaram as expectativas de lucros, enquanto 55,5 por cento ultrapassaram as estimativas de receita, de acordo com dados da Thomson Reuters. Isso se compara com a média de longo prazo de 63 por cento para o lucro e 61 por cento para a receita.

Somando-se à fraqueza do dia, um indicador dos planos de investimento das empresas norte-americanas caiu inesperadamente em dezembro, outro sinal de que a desaceleração do crescimento global e a queda dos preços do petróleo estão tendo impacto na economia.

Tópicos relacionados