Petrobras é cortada por banco, Vale e mais 6 notícias agitam esta 2ª

Nos destaques, a S&P cortou, pela primeira vez em oito anos, o rating da Vale para BBB+, passando a perspectiva para estável

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A semana começa agitada no mercado brasileiro. Na noite da última sexta-feira, a Standard & Poor’s cortou o rating da Vale (VALE3; VALE5) de A- para BBB+, passando a perspectiva de negativa para estável. Essa foi a primeira vez em 8 anos que a S&P cortou o rating da mineradora. 

Segundo a agência, os fundamentos para o minério de ferro continuam fracos, provocando erosão no fluxo de caixa operacional da Vale. O capex da Vale deve continuar alto, afirma a agência, enquanto as métricas de crédito devem permanecer fracas em 2015 e melhorar somente em 2016.

Petrobras
A Petrobras (PETR3; PETR4) teve sua recomendação revisada para baixo pelo BMO Capital Markets, para underperform (desempenho abaixo da média).  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Oi
Após a aprovação da venda da Portugal Telecom em assembleia de acionistas na quinta-feira, o presidente da Oi (OIBR4), Bayard Gontijo, disse que a companhia tem hoje uma “situação muito mais confortável” para negociar o processo de consolidação do setor de telecomunicações e que não há preconceito sobre qual caminho será tomado, com várias opções a explorar – as mais prováveis são uma fusão entre TIM e Oi ou fatiamento da TIM entre Oi, Vivo e Claro. A companhia informou ainda que espera concluir a venda da PT Portugal ainda no primeiro semestre de 2015. 

Suzano
Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a Suzano (SUZB5) pretende reduzir a dívida até início do ano que vem. 

Sabesp
A Sabesp (SBSP3) informou que a partir desta semana vai disponibilizar em seu site uma lista com horários e locais onde haverá diminuição da pressão na rede de abastecimento. A manobra provaca falta d’água em diferentes regiões da cidade. 

Continua depois da publicidade

Mills 
Após suas ações desabarem na última sexta-feira, a Mills (MILS3) informou que sua posição de caixa e obrigações estão equalizadas e que não tem necessidade de acessar o mercado de crédito. A companhia salientou que, como todo o mercado, está acompanhando com atenção o andamento da operação Lava Jato, citando que entre os clientes que operam com infraestrutura, algumas grandes empreiteiras estão envolvidas na Lava Jato. 

Anima
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição da Anima (ANIM3) pela norte-americana Whitney nesta segunda-feira, segundo despacho publicado no Diário Oficial. Anunciado em meados de dezembro, o negócio previa a incorporação pela Anima da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, e do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador.

Forjas Taurus
A Forjas Taurus (FJTA4) tem operação com CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) aprovada pelo Cade.