Ibovespa Futuro cai com BCE, Grécia, petróleo e desânimo no cenário doméstico

Petróleo cai com rei saudita sinalizando que políticas não vão mudar; relatório Focus demonstra desânimo com o ritmo da economia em 2015

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em baixa nesta segunda-feira (26) depois da vitória do partido de esquerda, anti-austeridade, Syriza na Grécia e de nova queda nos preços do barril de petróleo depois que o novo rei saudita rafirmou manutenção da política atual do país. Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para fevereiro caía 0,69%, a 48.455 pontos. 

Além das notícias no mercado externo, desconfianças com o desempenho da economia brasileira este ano também dão o tom de cautela desta sessão. O Relatório Focus, com previsões de diversas instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos do País mostrou uma forte redução da projeção do PIB para 2015 de 0,38% para 0,13%. Já a previsão da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi elevada de 6,67% para 6,99%. Bem acima do teto da meta do governo, de 6,5%. 

Vale lembrar que fica a expectativa para a divulgação do balanço não auditado da Petrobras para amanhã, terça-feira. A petroleira teve sua recomendação cortada pelo BMO Capital Markets para underperform (desempenho abaixo da média). Os ADRs (American Depositary Receipts) da estatal, negociados no pré-market da Bolsa de Valores de Nova York ainda não tinham aberto até a publicação desta matéria. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Grécia e petróleo
Neste domingo, o partido de esquerda Syriza venceu as eleições na Grécia, conseguindo 35,9% dos votos contra 28,3% do Partido Nova Democracia. Apesar de destacar o fim da austeridade no país, o líder do partido, Alexis Tsipras afirmou que não irá romper com os credores, mas apresentará um novo plano. Renegociar com outros governos da zona do euro pode até mesmo levantar o risco de a Grécia eventualmente deixar a união monetária, embora a maioria dos players do mercado espere que Tsipras se comprometa a evitar a saída grega.

Mas não foi só a eleição na Grécia que chamou a atenção no último final de semana: de acordo com o noticiário internacional, os presidentes do Banco Central da Holanda e da Alemanha afirmaram não apoiar o novo programa de compra de títulos do BCE (Banco Central Europeu). 

Enquanto isso, o barril do petróleo WTI (West Texas Intermediate) caía novamente abaixo dos US$ 45. Na semana passada, o combustível teve recuperação com expectativas de que o novo rei saudita mudaria as diretrizes de produção do país.