Bolsas mundiais sobem com estímulo na Europa e recuperação do petróleo

Índices lá fora têm dia de euforia com recuperação do petróleo e possibilidade de uma retomada no crescimento da zona do euro

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas mundiais têm uma sessão de muito otimismo nesta sexta-feira (23) ainda repercutindo o anúncio de estímulos do BCE (Banco Central Europeu) à economia da zona do euro para impedir uma deflação. O programa, que deve aumentar a liquidez no continente europeu leva também à alta do petróleo, uma vez que se espera uma recuperação da demanda quando a quantidade de moeda disponível na região aumentar. 

O BCE comprará 60 bilhões de euros em títulos da dívida soberana dos 19 países da zona do euro até, pelo menos, setembro de 2016 para aumentar a quantidade de dinheiro disponível no velho continente. Além disso, na reunião do BC europeu de ontem, os juros básicos da Europa se mantiveram em 0,05% ao ano. 

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 1,05%, a 17.511,75 pontos. O avanço resultou em uma alta de 3,8% no acumulado da semana, depois de três semanas seguidas de queda na Bolsa de Tóquio. Agora, no acumulado do ano, o mercado acionário japonês encontra-se no terreno positivo, com ganho de 0,3%

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, saíram os PMIs (Índices Gerentes de Compras) do setor industrial na Alemanha, na China e na França.

Na França, o PMI subiu para 49,5 pontos na leitura preliminar de janeiro, de 47,5 na leitura final de dezembro, segundo números divulgados pela Markit. O resultado ficou acima da previsão dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, de alta para 48. Leituras acima de 50 apontam expansão da atividade em relação ao mês anterior, enquanto números abaixo disso indicam contração no setor.

O PMI do setor industrial da Alemanha caiu levemente para 51,0 na leitura preliminar de janeiro, de 51,2 na leitura final de dezembro. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam alta para 51,7. 

Continua depois da publicidade

Depois disso, o banco HSBC divulgou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China subiu para 49,8 na leitura preliminar de janeiro, de 49,6 na leitura final de dezembro, o que acrescentou otimismo para as exportadoras japonesas do setor que realizam negócios com os chineses.

(Com Agência Estado)