Brasil será uma ótima surpresa em 2015, afirma uma das maiores gestoras do mundo

O vice-presidente, Byron R. Wien, lançou hoje, em sua tradicional lista das 10 grades surpresas (com o adendo de mais 4 projeções para 2015), que a economia brasileira vai sim se recuperar

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O pessimismo com o Brasil não é um consenso como se parecia. Nesta quinta-feira (8), uma das maiores gestoras do mundo, a Blackstone preparou uma lista apontando que o País pode não estar em tão maus lençois assim. Seu vice-presidente, Byron R. Wien, lançou em sua tradicional lista das 10 grandes surpresas (com o adendo, desta vez, de mais 4 projeções para 2015) que a economia brasileira vai sim se recuperar, e mais ainda, voltará a se tornar a favorita entre os emergentes. Mas dá para confiar?

A tese não é de qualquer gestora. No ano passado, a Blackstone ficou em primeiro lugar no ranking da Investidor Institucional como a melhor gestora de ativos alternativos. O que ela diz agora é que o Brasil é mais ajudado do que prejudicado pela queda dos preços do petróleo, enquanto a presidente Dilma Rousseff vai buscar políticas mais amigáveis ao mercado neste ano. 

“O Brasil proporciona uma surpresa favorável no mercado emergente. A presidente Dilma Rousseff abandona algumas de suas ideias socialistas de longa data e se move para o centro”, escreveu Wien. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda sobre as projeções que a Blackstone aponta em sua carta estão: 1°) a água se tornará a principal questão ambiental de 2015; 2ª) negócios comerciais na internet estarão em problema; e 3ª) Hillary Clinton vai decidir não entrar na corrida presidencial nos Estados Unidos (embora essa ele não tenha 50% de convição). 

E sobre as 10 surpresas para 2015?

1°)  Wien ressalta que o Federal Reserve vai, finalmente, elevar a taxa de juros de curto prazo, bem antes da meio do ano, encorajado por melhoras nos dados de emprego e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). 

Continua depois da publicidade

2°) Sorte se esgotará nos ataques terroristas cibernéticos. Os hackers invadem contas pessoais e corporativas dos principais bancos centrais do mundo e o Federal Reserve ordena as instituições a suspenderem por cinco dias úteis enquanto verifica com precisão os efeitos dos ataques.

3°) O rali do final do ano de 2014 das Bolsas dos Estados Unidos vai continuar com os mercados animados com uma economia mais forte em 2015.

4°) Mario Draghi, presidente do BCE (Banco Central Europeu) finalmente vai expandir o programa de estímulo à economia europeia por meio de compra de títulos públicos e corporativos e hipotecas. 

5°) O Japão seguirá em recessão durante 2015 apesar dos estímulos fiscais e monetários e a suspensão do aumento dos impostos sobre vendas.

6°) A China vai reportar que não vai ter mais crescimento de 7% e que mais estímulos fiscais e monetários serão necessários para avanço da economia de até 5%. 

7°) A queda dos preços do petróleo finalmente vai impactar o Irã.

8°) O brent, petróleo negociado em Londres, vai cair até US$ 40. Hoje, a commodity é negociada US$ 50.

9°) Os fundos “high yield”, que optam por bonds de elevados retornos, mas, por isto, menos confiáveis, se tornaram as opções mais atrativas nos Estados Unidos. 

10°) Os republicanos se posicionarão como o partido que pode fazer alguma coisa em Washigton.