BNDES se desfaz de ações de empresa de “ex-amigo” do governo e de companhia de Eike

Em comunicado da Gerdau, o BTG Pactual informou que passou a deter hoje um total de 34,2 milhões de ações da Gerdau Metalúrgica, correspondentes a aproximadamente 6% das ações ordinárias da companhia

Marina Neves

Publicidade

SÃO PAULO – Após se desfazer de ativos de uma companhia de Eike Batista ontem, nesta terça-feira (9), o BNDES Participações – BNDESPAR, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), vendeu para o banco BTG Pactual sua participação acionária na Gerdau Metalúrgica, do “ex-amigo” do governo de Dilma Rousseff, Jorge Gerdau Johannpeter. 

Em comunicado da Gerdau (GGBR4), o BTG Pactual informou que passou a deter hoje um total de 34,2 milhões de ações da Gerdau Metalúrgica (GOAU4), correspondentes a aproximadamente 6% das ações ordinárias da companhia. Vale mencionar que a posição surgiu de um contrato de opções de venda de ações do dia 27 de novembro deste ano, entre o BNDESPAR e o BTG Pactual.

Sem mencionar o propósito do contrato, a companhia disse ainda que a aquisição por parte do BTG Pactual tem por objetivo a realização de operações financeiras, não objetivando alterar a composição do controle ou estrutura administrativa da companhia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jorge Gerdau era da Câmara de Políticas de Gestão do governo de Dilma, mas em abril deste ano, em meio à críticas do governo da petista, deixou de ser considerado “amigo” do governo da atual presidente. Entre as críticas ao governo do PT, estiveram a insistência do Brasil de se aproximar do Mercosul e o número de ministros que existe no atual governo, já que para ele, seis seriam suficientes. 

Ontem, a companhia de Eike Batista CCX (CCXC3), informou ao mercado que a BNDES Participações – BNDESPAR, subsidiária do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), vendeu 18,9 milhões de ações que detinha da companhia entre os dias 14 de outubro e 5 de dezembro.

De acordo com comunicado da CCX, por meio de uma carta, o BNDES ainda informou que passou a deter 950 mil de ativos de emissão da companhia. De acordo com informações do site da BM&FBovespa do dia 2 de dezembro, antes da venda dos ativos, o banco detinha 11,72% de participação acionária na companhia, passando a deter agora 0,6%.