Banco americano manda investidores “esquecerem” o Brasil em 2015

Em relação ao País, analistas destacaram a nomeação de um novo ministro da Fazenda que pode aliviar preocupações acerca do rebaixamento da nota de crédito de dívida soberana

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – Estrategistas do Bank of America Merrill Lynch recomendaram “esquecer” Brasil e Rússia dentro do grupo “Bric” em 2015 e sugeriram a investidores de mercados emergentes que se concentrem em Índia e busquem oportunidades para aumentar a alocação em China.

“Vemos desafios significativos para Brasil e Rússia nos próximos muitos meses”, escreveram em relatório nesta terça-feira os estrategistas de portfólio e renda fixa do BofA Merrill Lynch, Cheryl Rowan e Martin Mauro.

No mesmo documento, eles disseram que preferem nos Estados Unidos a alocação de recursos em ações em vez de títulos de dívida pública, “mas não estamos esperando que o diferencial do retorno seja tão grande como nos últimos poucos anos”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Junto com uma maior seletividade no mercado acionário dos EUA, ficamos mais seletivos dentro dos mercados emergentes, preferindo Índia e China sobre Brasil ou Rússia em 2015”, disseram os estrategistas.

Em relação ao Brasil, eles destacaram a nomeação de um novo ministro da Fazenda que pode aliviar preocupações acerca do rebaixamento da nota de crédito de dívida soberana.

“No entanto, crescimento fraco da economia e do lucros das empresas, desafios entre políticas monetária e fiscal, alto nível de inflação e potencial de desvalorização adicional da moeda nos mantêm à margem”, afirmaram.

Continua depois da publicidade

Para à Rússia, o BofA espera condições de recessão em 2015, conforme a demanda doméstica continue a enfraquecer, em meio à pressão de alta da inflação e debilidade do crescimento salarial.

No caso de Índia e China, os estrategistas veem padrões diferentes de crescimento, com o primeiro país no caminho de uma recuperação, enquanto o segundo deve desacelerar e mudar o foco de uma expansão orientada pelo investimento para o consumo.

O relatório cita que o time de economistas do BofA na Ásia espera que a Índia ultrapasse o Brasil e a Rússia para se tornar o segundo maior no Bric até o ano fiscal de 2017.

O BofA vê a Índia com um dos mercados com melhor desempenho em 2014 e espera continuidade em 2015. “Com a inflação diminuindo, o banco central (da Índia) deve cortar os juros, o que deve repercutir na melhora da confiança dos consumidores e das empresas e em um crescimento econômico proporcionalmente maior”, citam os estrategistas do BofA, entre os pontos forte para o país.

A China, por sua vez, deve se beneficiar do alívio na política monetária pelo governo e de preços menores de commodities. O BofA também avalia que os líderes chineses parecem focados em reformas estruturais para 2015, particularmente relacionadas à melhoria dos governos locais e regionais.