Confira as 11 ações devem agitar a abertura deste pregão na Bovespa

Entre os destaques, a Petrobras pode ser pressionada novamente pela derrocada no preço do petróleo; no radar da empresa, será divulgado na sexta-feira o balanço trimestral da empresa

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A semana promete ser agitada no mercado brasileiro, com destaque para a Petrobras (PETR3; PETR4), que deve seguir no radar dos investidores em meio à divulgação na sexta-feira do seu balanço do terceiro trimestre não auditado e petróleo em queda. Lá fora, os ADRs (Americana Depositary Receipts) da estatal caíam 0,45%, às 9h22 (horário de Brasília), sendo cotados a US$ 8,78, no pré-market da Bolsa de Nova York. Na sexta-feira, os papéis da petroleira marcaram sua segunda semana consecutiva de baixa na Bovespa.

Além da divulgação do balanço, a estatal é pressionada pela derrocada do preço do petróleo, que atinge hoje seu menor patamar em 5 anos, com o brent cotado a US$ 68,18, o que gera problemas para a companhia em seu plano de investimento do pré-sal.

Exportadoras
Por outro lado, empresas voltadas a exportação podem se beneficiar do movimento de alta do dólar hoje frente as moedas ligadas a commodities. Na Bolsa, destaque para os papéis da Embraer (EMBR3), Fibria (FIBR3), Suzano (SUZB5) e Braskem (BRKM5), que apresentam forte correlação com o movimento da moeda americana, já que boa parte de suas receitas são em dólar.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vale
A mineradora Rio Tinto não quis comentar nesta segunda-feira se está disposta a fechar um acordo para encerrar um processo feito contra a Vale (VALE3; VALE5) sobre valiosas concessões para a exploração de minério de ferro na Guiné. 

O consultor-geral da Vale disse na última sexta-feira que a companhia pode considerar buscar um acordo com a Rio Tinto, dependendo de uma decisão judiciária sobre a mudança do caso de Nova York para Londres.

Eletrobras
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu dar provimento parcial a pedido de reconsideração da Eletrobras (ELET3; ELET6) no sentido de reconhecer que os valores correspondentes às inadimplências de pagamentos das distribuidoras à companhia devem ser considerados no saldo da Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu. 

Continua depois da publicidade

A decisão, que saiu em despacho publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, faz referência à resolução homologatória nº 1.674, de 19 de dezembro de 2013, que estabeleceu a tarifa de repasse da potência oriunda da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional para o ano de 2014, a ser praticada pela Eletrobras, em 26,05 dólares por quilowatt (kW).mês.

Cemig
Vale monitorar ainda as ações da Cemig (CMIG4), comentou a XP Investimentos. O julgamento sobre o mandato de segurança impetrado pela Cemig no qual a estatal mineira tenta manter a titularidade de concessão da usina Jaguara deverá ser retomado na quarta-feira (10). O tema foi incluído na pauta de julgamento da 1ª Seção do STJ. Enquanto o julgamento não é retomado, permanece inalterada a condição de controle da hidrelétrica Jaguara pela Cemig.

A estatal mineira também apelou ao STJ para continuar à frente da hidrelétrica de São Simão, outra usina cuja renovação de concessão tem sido questionada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).