MMX desiste de OPA da MMXM11; Petrobras, antiga OGX e recompra do Itaú agitam 6ª

Mineradora do grupo EBX emitirá títulos do porto Sudeste; Sabesp anuncia autorização de reajuste

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Além do noticiário político, o econômico também é bastante movimentado nesta sessão. Em destaque, mais uma vez, está a Petrobras (PETR3;PETR4), que convidou Odebrecht e Queiroz para nova licitação, de acordo com o Valor.

As licitações são sobre até que ponto empresas do mesmo grupo econômico das empreiteiras investigadas na operação Lava-Jato podem e devem ser afetadas pela conduta de suas coligadas. 

MMX
A MMX Mineração (MMXM3) informou que o conselho da companhia aprovou em 25 de novembro a desistência da oferta pública de aquisição voluntária “envolvendo permuta de valores mobiliários de remuneração variável baseados em royalties decorrentes do terminal portuário” de propriedade da Porto Sudeste do Brasil, segundo comunicado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A desistência se deve à “inviabilidade de adoção do procedimento estabelecido” na Instrução da CVM. Em substituição foi aprovada realização de ofertas públicas de distribuição secundária de quotas classes A e B do PortoSudeste Royalties Fundo de Investimento em Participações em
Infraestrutura e valores mobiliários de remuneração variável (Portfin) baseados em royalties decorrentes do Terminal Portuário.

A oferta de quotas será destinada exclusivamente aos detentores de Títulos MMXM11 que sejam considerados investidores qualificados.

Via Varejo
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de 100 por cento da empresa de call center Casa Bahia Contact Center, controlada pela Via Varejo (VVAR11), pela Atento Brasil, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Segundo documento submetido à autarquia pelas partes, o contrato de venda foi celebrado em 4 de novembro, ocasião em que também foi assinado um contrato para que a Atento assuma a prestação de serviços de call center para a Via Varejo pelo prazo inicial de cinco anos. O valor da transação foi tratado como informação confidencial pelas companhias.

Itaú
O conselho de administração do Itaú Unibanco (ITUB4) autorizou a compra de até 10 milhões de ações ordinárias e 50 milhões de ações preferenciais de emissão própria, sem redução do valor do capital social, para manutenção em tesouraria, cancelamento ou recolocação no mercado.


O conselho decidiu atribuir à diretoria da companhia competência para estabelecer a oportunidade de aquisição, com limites que representam menos de 10% das 261.514.568 ações ordinárias e das 2.689.699.340 preferenciais em circulação no mercado.

As aquisições serão efetuadas nas Bolsas de Valores no período de 16 de dezembro de 2014 a 15 de dezembro de 2015, a valor de mercado.

Antiga OGX
O campo de Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, da Óleo e Gás Participações (OGXP3), deve produzir petróleo até 2022, afirmou nesta quinta-feira a gerente de relações com investidores da companhia, Marcia Mainenti.

Em seminário com investidores, a executiva reiterou durante uma apresentação que o pico de produção, de cerca de 25 mil barris por dia, deverá ser atingido em 2016.

Questionada por jornalistas após a palestra, a executiva preferiu não apresentar detalhes sobre por quanto tempo o pico poderá se manter e quando poderá iniciar o declínio.

Em setembro, a produção da petroleira brasileira no campo de Tubarão Martelo foi de cerca de 14 mil barris de petróleo por dia.

Segundo informação recente da companhia, para 2015 está prevista a perfuração de mais dois poços produtores e três injetores em Tubarão Martelo.

De acordo com o presidente-executivo da empresa, Paulo Narcélio, Tubarão Martelo é o ativo que mais demandará investimentos em 2015, entre 200 milhões e 500 milhões de dólares.

“Ano que vem devemos contar com receitas da venda de ativos da Colombia e da Parnaíba Gás Natural (ex-OGX Maranhão)”, afirmou a gerente da Óleo e Gás, nesta quinta-feira, durante seminário de petróleo e gás da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

Sabesp
A Sabesp (SBSP3) informou nesta quarta-feira que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou aumento de 6,4952 por cento nas tarifas da empresa a partir de 27 de dezembro.

A agência havia autorizado em meados de abril deste ano um reajuste de 5,44 por cento nas tarifas da empresa, em um processo de revisão tarifária que deveria ter sido concluído em agosto do ano passado.

O reajuste aprovado em abril acabou sendo suspenso na época pela Sabesp para uma “data oportuna”, que acabou ficando para depois das eleições de outubro.

A companhia enfrenta grave crise hídrica no Estado de São Paulo que forçou a empresa a conceder descontos nas tarifas dos consumidores que economizarem água e a contingenciar pelo menos 900 milhões de reais em seu orçamento de 2014.

A Sabesp sofreu queda de 81 por cento no lucro do terceiro trimestre em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, para 91,5 milhões de reais.

Em meados deste mês, o diretor financeiro da companhia, Rui Afonso, afirmou a analistas que o reajuste das tarifas acabaria sendo maior que 5,44 por cento diante da necessidade de correção monetária.

Oi 
No noticiário da Oi (OIBR4), a Andrade Gutierrez indica Robin Bienenstock para o conselho da Corpco, empresa que nascerá da fusão com Portugal Telecom. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.