Ibovespa Futuro sobe mais de 1% entre rumores sobre possível ministro da Fazenda

Mercado ainda opera com cautela à espera de nome do novo ministro na Fazenda; bolsas internacionais sobem com sinalização de Mário Draghi, dados dos EUA e Japão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta sexta-feira (21) apesar do cenário ainda incerto sobre quem será o proíxmo ministro da Fazenda. Recuperação da economia norte-americana e sinalização do presidente do BCE para novos estímulos na Europa impulsionam bolsas internacionais. Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para dezembro subia 1,45%, a 54.580 pontos. 

Ontem, o presidente do Bradesco Luís Carlos Trabuco rejeitou a proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de ministro da Fazenda. Agora, as apostas ficam entre Alexandre Tombini, Joaquim Levy e Nelson Barbosa

As opções já praticamente descartadas de Trabuco ou o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles eram vistas como mais passíveis de serem a ponte que falta entre o atual governo e o governo. Apesar disso, os investidores seguem atentos para ver quem será nomeado antes de consolidar posições. Com isso, a volatilidade apresentada pela Bolsa nos últimos dias deve permanecer.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No Congresso, Renan Calheiros, comprometeu-se a votar na próxima terça o projeto que dispensa o governo de fazer superávit primário este ano. Há, porém, um empecilho que a oposição quer aproveitar para retardar a discussão do projeto do superávit primário e que ainda não se sabe como o senador Calheiros pretende superá-lo: a pauta do Congresso está trancada por mais de 40 vetos da presidente, ainda não analisados pelos congressistas.

A Petrobras continua em sua crise política com a expectativa para o depoimento de Fernando Baiano, suposto operador do esquema de corrupção da Petrobras no PMDB, à PF. Última notícia na estatal foi de que R$ 47,8 milhões foram bloqueados nas contas dos 14 executivos presos, o que corresponderia a apenas 7% da estimativa feita sexta-feira passada pela Polícia Federal. Os ADRs da petroleira negociados no pré-market da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), sobem 1,03%, a US$ 9,81.

Cenário externo
Lá fora, as bolsas repercutem sinais de recuperação da economia norte-americana e fala de Mário Draghi, presidente do Banco Central Europeu, indicando novos estímulos à economia da zona do euro. 

Continua depois da publicidade

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caíram na semana passada, a atividade industrial na região do Meio Atlântico cresceu em seu ritmo mais rápido em duas décadas e as vendas de moradias usadas fortaleceram.

O índice japonês Nikkei reverteu perdas do começo da sessão e fechou em alta de 0,33 por cento, depois que o primeiro-ministro do país dissolveu a Câmara Baixa do Parlamento nesta sexta-feira para uma eleição antecipada em 14 de dezembro. O índice registrou sua primeira queda semanal em cinco semanas, com perda de 0,8 por cento.

As ações de Hong Kong e da China continental tiveram recuperação nesta sexta-feira conforme a prolongada pressão de realização de lucros diminuiu na primeira semana da conexão histórica entre as bolsas de Hong Kong e Xangai.

Continua depois da publicidade

Na Europa, Draghi ressaltou que a economia da zona do euro deve continuar estagnado no curto e médio prazo e que o BC está pronto para agir de modo a combater a inflação baixa.