Wall Street sobe com dados do PIB, balanços e compras de fundos

O índice Dow Jones subiu 1,3%, a 17.195 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 0,62%, a 1.994 pontos; o índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,37%, a 4.566 pontos

Reuters

Publicidade

NOVA YORK – Os principais índices acionários dos Estados Unidos terminaram em alta nesta quinta-feira, impulsionados pelo forte crescimento da economia do país e por mais uma rodada de divulgação de balanços positivos, incluindo o da Visa.

O índice Dow Jones subiu 1,3 por cento, a 17.195 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 0,62 por cento, a 1.994 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,37 por cento, a 4.566 pontos.

Apesar dos dados positivos e do comunicado do Federal Reserve de quarta-feira indicando que a economia está se fortalecendo, ganhos no S&P 500 foram impulsionados por empresas de saúde e de serviços públicos, tradicionalmente setores defensivos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Analistas citaram compras de fundos mútuos de ações com melhor performance nesses setores, uma vez que os fundos fecham suas carteiras para o ano ao final deste mês. Os índices do setor de saúde e de serviços públicos têm alta de quase 20 por cento no ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anual de 3,5 por cento no terceiro trimestre, superando as expectativas. Um relatório separado mostrou que os novos pedidos de auxílio-desemprego cresceram marginalmente na última semana, mas uma medida de tendência atingiu o menor patamar desde maio de 2000, mostrando força do mercado de trabalho.

Além dos balanços e dos dados econômicos, agentes do mercado citaram uma reportagem do jornal Nikkei que confirmou a expectativa de que o fundo de pensão do governo do Japão, considerado um guia para outros investidores institucionais locais, vai diminuir posições de títulos japoneses e aumentar sua posição em ações locais e estrangeiras.

Continua depois da publicidade

“Quanto mais você ouve que a demanda por ações está aumentando globalmente, mais positivo fica o cenário para as ações norte-americanas”, disse Quincy Krosby, estrategista de mercado na Prudential Financial, em Nova Jersey.

As ações da Visa subiram 10,2 por cento, a 236,65 dólares, a maior influência de alta no Dow Jones e no S&P 500, um dia depois de divulgar lucro ajustado que superou as expectativas e dizer que a indústria de pagamentos móveis será um “grande motivador” para os negócios.

Até o momento, nesta temporada de balanços, 75,5 por cento das empresas do S&P 500 superaram as expectativas de lucro, de acordo com dados da Thomson Reuters, acima da média de longo prazo, de 63 por cento.

Interrupção em cotações da NYSE
A New York Stock Exchange disse que teve uma interrupção no envio e recebimento de negócios e cotações em duas de suas bolsas, o incidente mais recente a atingir processadores de dados chave para as negociações.

Em dez minutos a partir da notificação inicial, a bolsa divulgou um comunicado que dizia que o problema, que afetou as operações NYSE e NYSE MKT, tinha sido resolvido. Operadores perceberam que um repentino e forte aumento no volume de futuros ocorreu concomitantemente aos problemas, mas não puderam dizer se havia alguma relação.

Apesar da falha, as negociações dos ativos listados na NYSE pareceram relativamente não ter sido afetados.

Tópicos relacionados