Entre Sensus, denúncias da Veja e movimento de correção, Ibovespa Futuro registra alta

Contrato futuro da Bovespa tem leve alta com correção e espera por repercussão de denúncia da Revista Veja

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abriu em leve alta com correção depois de uma semana inteira com a Bolsa em queda. Porém, o índice chegou a disparar após a divulgação da pesquisa Sensus, que mostrou Aécio Neves (PSDB), 9 pontos percentuais à frente da candidata à reeleição, mas logo perdeu forças. Às 9h12 (horário de Brasília), o contrato futuro da Bovespa subia 1,13%, a 51.610 pontos, disparando depois da divulgação da pesquisa.

Nos últimos dias, pesquisas mostrando um cenário cada vez mais positivo para a reeleição da atual presidente provocaram sucessivas quedas nas Bolsas. Ontem, Datafolha e Ibope apresentaram cenário com Dilma à frente de Aécio Neves (PSDB) fora da margem de erro. A diferença é de 6 pontos percentuais no Datafolha (53% a 47%), e de 8 pontos percentuais no Ibope (54% contra 46%). No Nordeste, Dilma chega a ter 42% de intenções de voto a mais que o candidato tucano, vencendo por 68% a 26%, segundo o Datafolha.

Na contramão, pesquisa Sensus divulgada nesta manhã mostrou novamente Aécio na frente, com 9 pontos percentuais à frente da adversária.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O avanço da petista na corrida eleitoral, para alguns analistas, já está, em certa medida, precificado na Bolsa, de modo que ela não deve ter muito maior impacto no pregão desta sexta-feira (24). O movimento deve ser de correção com aposta em ações de longo prazo ou que se beneficiem da alta do dólar. 

Ainda há quem espere a repercussão de nova denúncia da Revista Veja, dizendo que Dilma e Lula sabiam dos escândalos de corrupção na Petrobras, o que poderia trazer efeitos na disputa eleitoral. Os ADRs da estatal tinham também uma alta moderada, subindo 0,74%, a US$ 12,20.

Cenário externo
Bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta, com receios trazidos pela confirmação do primeiro caso de Ebola em Nova York. Investidores migraram para ativos seguros como iene e títulos do Tesouro dos EUA. O índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão registrou queda enquanto apenas o índice Nikkei, das ações japonesas fechou em alta puxado por resultados positivos das indústrias farmacêuticas. 

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, as bolsas europeias também tinham queda refletindo não apenas os temores por conta do espalhamento da doença no centro financeiro da maior economia do mundo, mas também com dados negativos vindos do Reino Unido. A taxa de crescimento da terceira economia da União Europeia desacelerou no terceiro trimestre deste ano, com uma expansão de 0,7% do PIB contra 0,9% no trimestre anterior. A UE pediu um pagamento adicional de 2,1 bilhões de euros para compensar o descompasso entre a economia britânica e a dos demais países do bloco.

Tópicos relacionados