Europa e Ásia têm dia morno após PMIs da China e zona do euro

Cenário de cautela prevalece nas bolsas internacionais, de olho também em resultados corporativos e dados de crescimento global

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O dia é de cautela na maior parte das bolsas mundiais nesta quinta-feira (23). Na Europa, a sessão é de leve baixa, com os resultados corporativos ofuscando os PMIs melhores do que o esperado.

Os dados do PMI composto na zona do euro mostraram aceleração da atividade, chegando a 52,2 pontos ante 52 em setembro. Já no noticiário corporativo, a varejista britânica Tesco vê suas ações caírem 6% com a notícia de um lucro pior do que o esperado, enquanto o Credit Suisse registrou um lucro acima das previsões, mas que não animou os papéis, que tinham leve queda. 

Já as bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira depois que o recuo em Wall Street e nos preços de petróleo reavivaram o nervosismo de investidores sobre o crescimento global, com os dados que mostraram um cenário misto na atividade industrial chinesa não conseguindo impressionar mercados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mais recente leitura sobre a atividade industrial na China teve pouco sucesso em aliviar estas preocupações. O Índice de Gerentes de Compras preliminar do HSBC/Markit avançou para a máxima de três meses de 50,4, ante leitura final em setembro de 50,2, pouco abaixo da expectativa de analistas de 50,3.

No entanto, o nível de produção nas fábricas caiu para a mínima de cinco meses de 50,7, pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, indicando uma economia ainda frágil.

(Com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.