Leilão de energia A-5 deve ter poucas térmicas a gás, diz EPE

O diretor EPE não quis adiantar o número exato de projetos habilitados mas confirmou que as térmicas Azulão (104 MW), da Petrobras, e Mauá III, da Eletrobras, comprovaram ter contratos de suprimento

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O leilão de energia A-5 marcado para 28 de novembro não deve ter grande número de térmicas a gás natural, já que a maioria dos projetos inscritos não conseguiu comprovar contratação de gás, disse o diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Carlos de Miranda Farias.

Ele não quis adiantar o número exato de projetos habilitados mas confirmou que as térmicas Azulão (104 MW), da Petrobras (PETR3; PETR4), e Mauá III, da Eletrobras (ELET3; ELET6), comprovaram ter contratos de suprimento. A lista oficial das habilitadas, segundo ele, deve ser divulgada em novembro.

“Eu diria que não foi uma grande quantidade (de projetos a gás habilitados), mas várias conseguiram alguns contratos. Pena que algumas conseguiram, mas já passou o prazo. Mas vai pro próximo leilão”, disse Miranda Farias a jornalistas após palestra no evento Power-Gen Brasil, organizado pela PenWell.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outras térmicas no Sul e no Nordeste do país devem estar no leilão, usando gás importado, o gás natural liquefeito (GNL).

Cerca de 20,6 gigawatts de projetos termelétricos a gás natural estavam inscritos para participar, mas esperava-se que o número seria bem menor devido à exigência da EPE de que projetos comprovassem ter contratos para s projetos antes do leilão.

No Brasil, a Petrobras é praticamente a única fornecedora de gás natural e não tem capacidade para atender todos os projetos interessados no leilão.

Continua depois da publicidade

Com isso, empreendedores de projetos térmicos têm buscado gás natural liquefeito importado e negociado com a Petrobras o uso da capacidade ociosa de seus de terminais de regaseificação de GNL para viabilizar projetos. Outros estudam montar projetos próprios de regaseificação no Nordeste e no Sul do país.

Miranda Farias disse que o projeto da Bolognesi, no Rio Grande do Sul, que estava cadastrado para o leilão com a intenção de também construir planta regaseificação de gás, “está sendo analisado e, provavelmente, vai concorrer”.

Os preços de GNL no exterior estão altos, diante da forte demanda e há dificuldades dos empreendedores de fechar contratos de longo prazo a preços competitivos.

Miranda Farias disse acreditar que haverá novas descobertas de gás natural no Brasil no futuro para desenvolvimento de novos projetos térmicos.