Entre espera de pesquisas e dado operacional, confira 11 ações para monitorar nesta 2ª

Mais uma vez, as estatais devem ser o destaque com a bateria de divulgação de pesquisas eleitorais; Sabesp, Oi e Randon no radar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A semana começa bastante agitada no campo político, mas o noticiário corporativo não fica atrás e deve movimentar a Bolsa brasileira na sessão desta segunda-feira (20).

O destaque fica com a bateria de pesquisas eleitorais na semana final antes da eleição do segundo turno para a presidência entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Hoje às 11h (horário de Brasília), está marcada a divulgação da pesquisa CNT/MDA; Datafolha e Vox Populi também podem sair hoje. Com isso, a expectativa fica para as ações de estatais, como Petrobras (PETR3;PETR4), Banco do Brasil (BBAS3) e Eletrobras (ELET3;ELET6) e para os bancos privados como Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4). 

Ainda sobre a Petrobras, a companha afirmou que estuda medidas jurídicas adequadas para ressarcimento dos danos sofridos a partir das investigações da operação Lava Jato.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sabesp
A Sabesp (SBSP3) também pode ter um dia agitado na Bolsa. A presidente da companhia, Dilma Pena, teria dito ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que quer deixar o cargo, informou coluna da Folha de S. Paulo. O tucano, no entanto, pediu que ela ficasse na empresa até dezembro. O Palácio dos Bandeirantes teria considerado “catastrófico” o depoimento de Pena na Câmara Paulista, que afirmou que a cota de água acabava em novembro caso não chovesse, mas que sua saída agora, no auge da crise e antes da eleição, seria ruim. 

Eneva
A geradora privada de energia Eneva (ENEV3) informou no fim da sexta-feira que está em vigor acordo para suspender até 21 de novembro a amortização e pagamento de juros de operações financeiras contratadas com credores financeiros. Em fato relevante, a companhia citou entre os credores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), BTG Pactual, Citibank, HSBC Bank Brasil e Itaú Unibanco. 

BHG
Já a BHG (BHGR3) também pode ter um dia agitado na Bolsa após informar que assinou memorando de entendimento para administração de um hotel que será desenvolvido na cidade de João Pessoa, no estado de Paraíba, e levará o nome de Tulip Inn João Pessoa. Com esse hotel, a companhia marca sua entrada no estado da Paraíba, em uma das principais cidades do Nordeste brasileiro, disse a BHG. 

Continua depois da publicidade

JBS Foods
Enquanto isso, a JBS Foods, unidade de aves, suínos e produtos industrializados da JBS (JBSS3), está terminando de estruturar seu conselho de administração e dar mais um passo para sua abertura de capital. Segundo apurou O Estado de S. Paulo, a companhia terá como membro do conselho Enéas Pestana, ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar.

Porém, a CVM indeferiu o pedido de registro inicial de companhia aberta da JBS Foods, divisão de aves, suínos e industrializados da JBS no Brasil. A oferta pública inicial de ações da JBS Foods foi postergada mais de uma vez, e, segundo fontes ouvidas pela Agência Estado, expectativa era de que ficasse para a próxima janela de oportunidade, em dezembro de 2014 ou janeiro de 2015.

Oi 
Já o novo presidente da Oi (OIBR4), Bayard Gontijo, iniciou simplificação na estrutura da empresa, com a demissão dois executivos e a operadora passa a ter 12 diretorias em vez de 16, o que pode mexer com os ativos da companhia telefônica. 

Randon
A Randon (RAPT4) divulgou receita líquida consolidada do mês de setembro que totalizou R$ 330,0 milhões ou 10,9% menos que aquela de Setembro de 2013. De acordo com a análise da XP Investimentos, observou-se uma recuperação se compararmos com os últimos meses, porém o patamar se mantem cerca de 10% menor que no ano anterior. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.