Ibovespa Futuro cai à espera de novas pesquisas; bolsas europeias têm queda

Contrato futuro do índice Bovespa abre em queda com espera por novas pesquisas eleitorais

Equipe InfoMoney

Publicidade

São Paulo – À espera de novas pesquisas eleitorais, o Ibovespa tem queda nesta segunda-feira (20) seguindo na mesma direção das bolsas europeias. Às 09h07 (horário de Brasília), o contrato futuro caía 1,06%, a 56.200 pontos. Os ADRs da Petrobras tinham queda de 0,67% a US$ 14,83 no pré-market da Bolsa de Nova York.

Pesquisa CNT/MDA sobre intenção de voto para os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foi confirmada para esta segunda às 11h (horário de Brasília). Também podem ser divulgadas as pesquisas Datafolha e Vox Populi, que devem influenciar o rumo do mercado.

Ainda no cenário eleitoral, a repercussão do debate entre os dois candidatos à Presidência na TV Record deve ter efeitos limitados na Bolsa. Considerado mais ameno que o debate do SBT, neste último, Aécio e Dilma focaram mais em propostas por medo de uma alta da rejeição a eles por conta da agressividade mostrada nos últimos dias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O tema mais importante do fim de semana foi a admissão pela presidente Dilma, no sábado, de que houve sim desvios na Petrobras e que ela fará o possível para ressarcir os prejuízos. Foi a primeira vez que a presidente admitiu a veracidade das informações contidas na delação premiada do ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa.

No noticiário econômico, destaque para o Focus, que voltou a revisar a expectativa do crescimento do PIB para baixo. A expectativa de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 diminuiu para 0,27%, ante 0,28% da semana anterior. Para 2015, os economistas mantiveram a projeção do PIB para 1%. 

Em relação à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2014, os economistas mantiveram a projeção em 6,45%, e continuou abaixo do teto da meta, enquanto para o próximo ano a projeção também se manteve em 6,30%.

Continua depois da publicidade

Cenário externo
O destaque externo fica com a bolsa de Tóquio, com o índice Nikkei fechou na maior alta em 16 meses após notícias de melhora na economia americana e da divulgação de um relatório otimista sobre os investimentos do fundo de pensão japonês no mercado interno. O Nikkei encerrou o pregão com avanço de 3,98%, a 15.111,23 pontos.

As ações japonesas repercutem a divulgação de resultados positivos nos EUA na sexta-feira, que levaram as bolsas da maior economia do mundo a fecharem após sucessivas quedas na semana passada. Já na Europa, o dia é de leve queda, com os investidores reagindo aos balanços corporativos e aquisições.