IPCA “político”, pesquisas eleitorais e China agitarão a Bolsa semana que vem

A semana que vem contará com dados prévios da inflação intervindo em debates políticos, além de PMI e PIB da China e horário de verão

Marina Neves

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (17), se finda mais uma semana agitada na Bovespa. Se as pesquisas eleitorais haviam agitado a primeira semana pós-primeiro turno, esta semana não foi tão cheia de novidades no cenário eleitoral. Com a maioria das pesquisas eleitorais da semana demonstrando empate técnico, o mercado ficou de olho no exterior, com dados vindos dos EUA.

Mas, para a semana que vem, entre os dias 20 e 24, o investidor deve aguardar “calmaria” no exterior, voltando toda sua atenção, novamente, para as pesquisas eleitorais. A última semana antes do segundo turno, que decidirá o próximo presidente para 4 anos, deverá ter, pelo menos 4 pesquisas eleitorais, que poderão sair já a partir de segunda-feira (20). A pesquisa Sensus, que saiu no final do pregão desta sexta, deverá interferir no movimento do mercado já na segunda-feira.

Para fora do cenário eleitoral, no entanto, o mercado aguarda a divulgação do PIB e produção industrial da China, que sempre tem forte impacto nas ações da mineradora Vale (VALE3; VALE5), já que o país é maior consumidor de seu principal produto. Além deles, o IPCA-15, que funciona como uma prévia da inflação, também deverá influenciar na Bolsa na próxima semana. Vale mencionar ainda que, na segunda-feira ocorre o vencimento de opções sobre ações na Bovespa, o que normalmente gera maior volatilidade da Bolsa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para semana que vem, vale mencionar o início do horário de verão, com os relógios sendo adiantados em uma hora à meia-noite de sábado (18) para domingo (19). Porém, é importante destacar que isso não irá gerar nenhuma alteração nas negociações dentro da BM&FBovespa. De acordo com a Bolsa, os horários para negociação do mercado à vista serão mantidos.

Veja os eventos que irão agitar a Bolsa na próxima semana:

1) Pesquisas eleitorais
As pesquisas eleitorais já começaram a “aquecer” o humor do investidor a partir do final do pregão desta sexta-feira, com a divulgação da pesquisa Sensus, que deverá ser “absorvida” pelo investidor no final de semana e vista nos movimentos do mercado na segunda.

Continua depois da publicidade

A pesquisa Sensus, divulgada nesta sexta, mostrou que a diferença entre os candidatos, que era de 17,6 pontos, caiu para 12,8 pontos, com Aécio Neves (PSDB) liderando as intenções de voto com 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% de Dilma Rousseff (PT).

O economista da Compliance, Clodoir Vieira, explicou: “o mercado vai estar mais voltado para as pesquisas dependendo do distanciamento de um candidato do outro. Se os candidatos ficarem nos níveis que estão hoje, empatados, não se altera muito o mercado, mas se eles se distanciarem, vai dar muita volatilidade à Bolsa, ou pra cima ou pra baixo”.

O economista ainda acrescenta que o debate de ontem, veiculado pela emissora SBT, “será muito importante para os resultados das pesquisas”, sendo que, de acordo com ele, até as eleições, as pesquisas irão comandar a volatilidade da Bolsa. 

Continua depois da publicidade

Ainda sairão, a partir da segunda-feira da semana que vem, as pesquisas eleitorais Datafolha, MDA, Vox Populi e Veritá, que realizou pesquisa mostrando Aécio com quase 10 pontos de vantagem sobre Dilma. Importante destacar ainda os dois debates que irão ocorrer na semana, uma na Rede Record, neste domingo, e a outra na Globo, dia 24 – dois dias antes da eleição. 

2) PIB e produção industrial da China
Os índices, que deverão sair na terça e quarta-feira, são acompanhados pelo mercado já que possuem direta influência sobre os papéis da Vale, que exporta seu principal produto – minério de ferro – para o país. Se os dados vindos de lá estiverem melhor que o mercado, a reação dos papéis na Bolsa brasileira é positiva e vice-versa, já que bons indicativos mostram que o país terá maiores condições de comprar o insumo.

Clodoir explica que “dados como estes, vindos da China, são bem importantes para a Vale. Uma recuperação da indústria chinesa seria interessante para a companhia, ou seja, se viesse um número acima do esperado, a reação é positiva”.

Publicidade

Sobre os dados chineses, os analistas da Rosenberg Associados dizem que , “após desacelerar em agosto, espera-se que a indústria do país se recupere em setembro. Tal desaceleração deve ter efeito direto no PIB, que cresceu a taxa anualizada de 7,5% no segundo trimestre (em cima da meta estipulada pelo Governo) e que deve perder fôlego no terceiro trimestre segundo as expectativas do mercado”.

3) IPCA-15 de outubro
Mesmo sendo coletado a cada dia 15 do mês, e sendo uma prévia da inflação, o IPCA terá influência indireta na Bovespa. Clodoir explica que o dado virá em tom político, já que irá interferir nos debates políticos. “Se a inflação reduzir, diminui a intensidade dos debates, já que Dilma Rousseff (PT) vai querer mostrar que a inflação está sobre controle. Se subir, o Aécio Neves (PSDB) passa a ter vantagem no debate para questionar as alegações da presidente”. 

Como as pesquisas eleitorais também demonstram os debates, na medida que o eleitor pondera quem está se saindo melhor, as pesquisas podendo mudar também influenciarão nos mercados, já que uma melhora de Aécio ou de Dilma leva os mercados a subir, ou cair.

Continua depois da publicidade

Os analistas da Rosenberg dizem que esperam “variação de 0,51%, apresentando aceleração em comparação ao mês anterior, quando variou 0,39%. A taxa em 12 meses deve retomar o ritmo de elevação, chegando a 6,65% nesta leitura”.