Claro, TIM e Vivo compram licenças nacionais do 4G; arrecadação é menor que a prevista

A Claro e a TIM Participações ficaram com os lotes 1 e 2, respectivamente, oferecendo cada uma R$ 1,947 bilhão pelas licenças; a Telefônica Brasil pagará o lance mínimo de R$ 1,928 bilhão pelo lote 3

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – As três maiores operadoras móveis de telecomunicações no Brasil arremataram nesta terça-feira as licenças nacionais de frequência para oferta de serviços de quarta geração, num leilão que rendeu bem menos que o esperado para os cofres públicos.

A Claro e a TIM Participações (TIMP3) ficaram com os lotes 1 e 2, respectivamente, oferecendo cada uma 1,947 bilhão de reais pelas licenças, com apenas 1 por cento de ágio. A Telefônica Brasil (VIVT4) (que opera sob a marca Vivo) pagará o lance mínimo de 1,928 bilhão de reais pelo lote 3.

A operadora regional Algar Telecom, que poderia elevar seu status para se tornar uma companhia nacional, optou por fazer oferta apenas pelo lote 5 de frequências em sua área de atuação, com proposta de 29,6 milhões de reais, praticamente o mínimo previsto no edital da disputa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O governo federal correu para fazer o leilão neste ano porque precisa do dinheiro da venda das licenças para ajudar as contas públicas. A expectativa do Ministério da Fazenda era ter uma receita extraordinária de 8 bilhões de reais, mas os lotes vendidos vão reforçar o caixa do Tesouro Nacional em 5 bilhões de reais.

A frustração das expectativas arrecadatórias pode ser atribuída à ausência de outras empresas relevantes no leilão promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Oi (OIBR4) e Nextel decidiram não participar.

Com apenas quatro empresas no leilão, dois dos seis lotes oferecidos não atraíram interessados. Um abrange o território nacional com exceção das áreas de cobertura das operadoras CTBC e Sercomtel. O outro é regional. Os preços mínimos desses lotes eram de quase 1,9 bilhão e de 5,3 milhões de reais, nesta ordem.

Continua depois da publicidade

A soma das ofertas vencedoras foi de 5,85 bilhões de reais, mas o governo federal terá que assumir uma parcela do custo de limpeza da frequência de 700 MHz, atualmente ocupada pela radiodifusão analógica, já que duas licenças continuarão com a União, segundo explicou o presidente da Anatel, João Rezende.

O custo total da limpeza da faixa de 700 MHz é estimado em 3,6 bilhões de reais, dos quais cerca de três quartos serão pagos pelas empresas vencedoras do leilão e o restante pelo governo federal, por meio do abatimento do valor das outorgas pagos pelos vencedores, o que leva ao valor de cerca de 5 bilhões de reais em outorgas.

A arrecadação menor pode ainda ser atenuada se os vencedores optarem por usar a faixa de 700 MHz para cumprir obrigações de leilões anteriores. Nesse caso, o valor máximo adicionado, se as três operadoras nacionais fizerem essa opção, é de cerca de 420 milhões de reais.

Após o leilão, os presidentes das três operadoras nacionais vencedoras afirmaram que ainda não definiram se vão pagar o adicional para usar a faixa de 700 MHz para outras coberturas, tampouco definiram como pagarão as outorgas – se à vista ou por parcelamento.

“Temos uma série de opções financeiras para fazer esse pagamento, seja à vista ou por financiamento. Estamos em análise e vamos fechar esse estudo até a execução da assinatura”, disse a jornalistas o presidente da TIM Participações, Rodrigo Abreu.

Sobre o uso da faixa de 700 MHz para cumprir metas anteriores, o presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse que a empresa analisa não somente o eventual valor adicional, mas também os requisitos técnicos.

“Temos um tempo ainda para definir essas duas coisas (uso adicional da faixa e forma de pagamento)”, disse o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente.

A assinatura dos contratos deve ocorrer em novembro. Depois disso, os vencedores começarão a organizar o processo para a limpeza da faixa. Segundo técnicos da Anatel, a previsão é de que o serviço de 4G em 700 MHz comece a ser oferecido a consumidores a partir do fim de 2017 ou em 2018.

Após a desocupação da faixa, as empresas terão de esperar um ano para começar a vender o serviço. Esse intervalo visa a evitar interferências entre a TV analógica e o serviço móvel de quarta geração.