Dólar renova máxima em 7 meses, mas perde força e fecha em alta de 0,33%

A moeda norte-americana subiu 0,33%, a R$ 2,3727 na venda, após atingir R$ 2,3862 na máxima do dia, nível mais alto desde meados de fevereiro

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar fechou em alta ante real nesta sexta-feira, com investidores testando a tolerância do Banco Central à escalada da divisa, que renovou a máxima em sete meses durante o pregão.

O movimento teve como pano de fundo a última pesquisa do Datafolha, que reforçou a perspectiva de disputa acirrada no segundo turno das eleições entre a ex-senadora Marina Silva (PSB), preferida pelos mercados, e a presidente Dilma Rousseff (PT).

A moeda norte-americana subiu 0,33 por cento, a 2,3727 reais na venda, após atingir 2,3862 reais na máxima do dia, nível mais alto desde meados de fevereiro. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,2 bilhão de dólares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ainda tem tempo para as eleições, o que significa que o mercado tem muito espaço para especular. E muita gente aproveita essa volatilidade para ver até que nível o BC aceita o dólar”, afirmou o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.

Desde que as mais recentes pesquisas eleitorais começaram a mostrar a presidente Dilma ganhando terreno na corrida presidencial, o dólar tem se valorizado ante a moeda brasileira.

O fortalecimento da divisa norte-americana também foi sustentado por perspectivas de que o aperto monetário nos EUA seja mais acentuado do que o projetado há alguns meses.

Continua depois da publicidade

Com isso, cresceram as expectativas de que o BC brasileiro possa aumentar a rolagem dos swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, para evitar pressão inflacionária decorrente do encarecimento dos produtos importados.

Nesta semana, o dólar acumulou alta de 1,61 por cento.

Até agora, contudo, o BC vem mantendo a oferta diária de até 6 mil contratos de swap para a rolagem do lote que vence em 1º de outubro. Ao todo, o BC já rolou cerca de 44 por cento do lote total, que corresponde a 6,677 bilhões de dólares.

O BC também manteve nesta manhã a venda integral de até 4 mil swaps pelas atuações diárias. Foram vendidos 2,6 mil contratos para 1º de junho e 1,4 mil para 1º de setembro de 2015, com volume correspondente a 198 milhões de dólares.

O dólar chegou a recuar pela manhã, refletindo o quadro externo menos negativo após a Escócia rejeitar proposta de independência. Segundo o operador de câmbio da corretora B&T Marcos Trabbold, a decisão “está aliviando um pouco a pressão que a gente viu recentemente”.

A Escócia rejeitou a proposta de independência que ameaçava cindir o Reino Unido, o que poderia semear turbulência nos mercados financeiros e diminuir a influência mundial que o país ainda tem.