Graça Foster descarta calendário de leilões de áreas

Em sua opinião, as licitações devem ocorrer de acordo com as oportunidades de oferta de áreas e a demanda por petroleiras

Estadão Conteúdo

Publicidade

Em linha com o discurso do governo federal, a presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Graça Foster, defendeu nesta quinta-feira, 18, que não é viável estabelecer um calendário de realização de leilões de áreas para exploração e produção de petróleo e gás. Em sua opinião, as licitações devem ocorrer de acordo com as oportunidades de oferta de áreas e a demanda por petroleiras. Além disso, devem ser anunciadas com antecedência, para possibilitar o planejamento por parte dos investidores.

A posição da executiva é similar à do secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida. Também durante a Rio Oil & Gas, ele contrariou a reivindicação da indústria e antecipou que não é intenção do governo estabelecer um ritmo rígido de ofertas de áreas. Em compensação, anunciou a realização da 13ª Rodada de Licitações no ano que vem, o que foi elogiado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, João Carlos de Luca, na palestra de encerramento da feira Rio Oil & Gas.

Em meio a uma série de notícias negativas envolvendo a Petrobras, Graça se recusou a falar com a imprensa na saída do Riocentro, onde esteve acompanhada de toda a diretoria da empresa, com exceção do diretor Financeiro, Almir Barbassa. Mas fez uma palestra extensa, de 40 minutos, na qual, em um discurso enfático, ressaltou os feitos da companhia desde a realização do último Rio Oil & Gas, em 2012.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além de anunciar ganhos de produtividade da empresa e de fornecedores, Graça destacou a entrada em operação de plataformas que garantirão à companhia alcançar o aumento do volume de petróleo extraído neste ano de 7,5%. No campo de Libra, será perfurado o segundo poço. E, neste mês, irá contratar a plataforma para realizar os testes de produção na área.

Em breve será produzido o primeiro óleo pela plataforma Cidade Ilhabela, no campo Sapinhoá Norte. A plataforma Cidade de Mangaratiba está em processo de ancoragem no campo Iracema Sul e produzirá o primeiro óleo em outubro ou novembro. E, no campo de Papa-Terra, a plataforma P-61 já está instalada, enquanto a P-63 está em processo de instalação.