Cobrança de R$ 2,2 bi da Receita contra BTG Pactual pode parar no colo do UBS, diz fonte

O Carf condenou na véspera o grupo comandado por André Esteves a pagar a quantia por uso indevido de ágio gerado na compra do então Pactual pelo UBS, em 2007, para pagar tributos

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – Uma cobrança da cerca de 2,2 bilhões em impostos pela Receita Federal contra o BTG Pactual (BBTG11) pode acabar tendo que ser paga pelo suíço UBS, caso uma decisão contra o banco brasileiro não seja revertida, disse à Reuters uma fonte a par do assunto.

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão que julga recursos contra autuações da Receita Federal, condenou na véspera o grupo comandado por André Esteves a pagar a quantia, relativa a Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), por uso indevido de ágio gerado na compra do então Pactual pelo UBS, em 2007, para pagar tributos.

O BTG disse que recorrerá da decisão por considerar que seguiu a legislação tributária.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A operação objeto de questionamento foi realizada entre duas entidades independentes e por valor e estrutura de amplo conhecimento do público e dos reguladores pertinentes”, afirmou o BTG em nota.

Uma fonte a par do assunto, no entanto, disse que o acordo de 2007 entre as instituições prevê que o valor cobrado pela Receita será pago pelo UBS, se não for derrubado.

“Isso está acertado em contrato”, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

Continua depois da publicidade

Procurado, o UBS informou que não vai se manifestar sobre o assunto. Representantes do Carf não puderam ser contatados para comentar o julgamento.