As 19 ações para monitorar na abertura da Bovespa nesta quinta-feira

Dia começa agitado pelo noticiário corporativo, mas expectativa do mercado é a divulgação da pesquisa Datafolha

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Em uma quinta-feira (18) agitada pelo noticiário corporativo, a expectativa do mercado fica novamente com o cenário politico. Hoje, deve ser divulgado a pesquisa eleitoral Datafolha, o que pode movimentar as ações das estatais e bancos privados. Entre os destaques, 19 ações devem chamar a atenção na abertura deste pregão.

Nos últimos pregões, entre rumores de mercado e a confirmação no Ibope, os papéis destas empresas apresentaram grande movimentação, reagindo ao rali eleitoral. Vale monitorar as ações da Petrobras (PETR3PETR4), Eletrobras (ELET3ELET6) e Banco do Brasil (BBAS3), além de Bradesco (BBDC3BBDC4) e Itaú (ITUB4). 

Imobiliárias
Ontem, o ministro Guido Mantega anunciou a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida em 350 mil unidades e a prorrogação por quatro anos o regime especial de tributação aplicado a esse segmento habitacional. Vale monitorar as ações de MRV (MRVE3), PDG Realty (PDGR3) e Rossi (RSID3).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O programa MCMV está em sua segunda fase e, segundo ministro, já foram contratadas até o momento 2,550 milhões de unidades e até o fim do ano outras 200 mil também serão contratadas. Com o acréscimo, que vale para o período de janeiro a junho de 2015, a segunda fase do programa passa ser 3,1 milhões de habitações.

Santander
Edital divulgado no Valor Econômico diz que leilão de Oferta Voluntária de Ações do Santander (SANB11) irá ocorrer em 30 de outubro. Em abril deste ano o banco anunciou que sua matriz na Espanha iria lançar uma oferta voluntária de aquisição de units no Brasil e nos Estados Unidos envolvendo até a totalidade dos papéis que ainda não detém.

Com a oferta, o maior banco estrangeiro no Brasil deixará o nível 2 de governança corporativa da BM&FBovespa, passando a ser listado no segmento tradicional da bolsa brasileira.

Continua depois da publicidade

EcoRodovias
A EcoRodovias (ECOR3) informou que o Consórcio Rota Metropolitana Norte, composto pela Odebrecht TransPort (60%), EcoRodovias (20%) e Barbosa Mello Participações e Investimentos (20%) teve sua proposta da licitação para concessão patrocinada para exploração do Contorno Metropolitano Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte homologada e adjudicada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Setop) 

Arteris
A Arteris (ARTR3) acordou com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) a inclusão no contrato de concessão de nova obra na SP 318, pelo valor estimado de R$ 91 milhões. A obra prevê a duplicação de 14 quilômetros da rodovia, entre os quilômetros 253 e 249.

O reequilíbrio econômico-financeiro da companhia devido às obras se dará com a extensão do prazo de concessão do contrato da Autovias, estimada por 6 meses, levando o término da concessão para maio de 2019.

BR Properties
O presidente da BR Properties (BRPR3) Cláudio Bruni falou que terá recorde de locação de imóveis comerciais neste ano, apesar das dificuldades do mercado. Desde janeiro de 2013 até o momento, foram entregues 230 mil m² de lajes corporativas e galpões logísticos, com tudo já locado. Há ainda 60 mil m² em obras, dos quais apenas 13 mil m² estão vagos. 

Suzano
A Standard & Poor’s revisou a perspectiva dos ratings da Suzano (SUZB5) para estável, de negativa, e reafirmou o rating ‘BB’ na escala global para a companhia. Segundo a S&P, as medidas refletem o bem-sucedido início da nova fábrica de celulose no Maranhão, inaugurada no final de 2013 e com capacidade de produção de 1,5 MM de tons/ano, o que está em linha com as expectativas da agência.

A S&P destaca que a nova unidade deve contribuir com 900 mil toneladas de celulose kraft branqueada de eucalipto (BEKP) este ano e 1,5 MM de toneladas em 2015.

Vale
As ações da Vale (VALE3;VALE5) podem ser pressionadas novamente pelo preço do minério de ferro – principal produto da exportadora. A commodity caiu 1,4% nesta sessão e fechou cotado a US$ 83 por tonelada. Com isso, os ADRs (American depositary receipt) da Vale caem 0,73% (às 9h20 horário de Brasília), no pré-market da Nyse, Bolsa de Nova York. O desempenho dos ADRs deve respingar nas ações da mineradora na Bovespa, que já devem trazer na abertura do pregão uma pressão negativa.  

Ambev
A Ambev (ABEV3) foi elevada de neutra para compra pelo UBS.