Ex-diretor da Petrobras fala hoje à CPI; Eike e mais 3 notícias no radar

Justiça Federal do RJ decreta bloqueio dos ativos financeiros do empresário Eike Batista no Brasil; conselho de administração da Oi autoriza venda das participações da companhia na Africatel Holdings

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com o cenário político ganhando força, a agenda corporativa aparece mais morna nesta quarta-feira (17). Entre os destaques de hoje, o mercado espera pelo depoimento do ex-diretor da Petrobras (PETR3; PETR4) Paulo Roberto Costa, que está marcado para começar na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Congresso às 14h30 (horário de Brasília).

Paulo Roberto Costa foi diretor da Petrobras de 2004 a 2012 nos governos Lula e Dilma e fez um acordo de delação premiada para contar o que sabe em troca de redução de pena.  Segundo o deputado Marco Maia (PT-RS), a estimativa, até o momento, é que R$ 70 milhões tenham circulado pelas contas do ex-diretor da Petrobras. A maior parte do dinheiro ficou com ele, não sendo repassada a terceiros, o que leva a desacreditar, na opinião do relator, que as pessoas acusadas por ele de fato tenham sido beneficiadas pelo esquema.

Desde o dia 29 de agosto, Costa tem prestado depoimentos à Justiça nos quais vêm revelando a participação de políticos, inclusive filiados ao PT e ao PMDB, em um esquema de recebimento de propina em contratos sob a diretoria da empresa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caso OGX
A Justiça Federal do Rio de Janeiro decretou nesta terça-feira o bloqueio dos ativos financeiros do empresário Eike Batista no Brasil até o limite de R$ 1,5 bilhão, atendendo parcialmente a pedido do Ministério Público Federal, que o acusa de manipulação do mercado. 

“(Esse é o) valor correspondente ao suposto dano difuso causado com operações fraudulentas no mercado de capitais”, disse o juiz federal Flávio Roberto de Souza, na 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, em seu despacho.

O Ministério Público Federal tinha solicitado também o arresto de imóveis, carros, barcos e aeronaves do empresário, inclusive dos imóveis doados por ele aos filhos Thor e Olin e à mulher Flávia Sampaio. Eike foi denunciado pelo MPF por manipulação do mercado e uso indevido de informações privilegiadas relativas à petroleira OGX (OGXP3), rebatizada de Óleo e Gás Participações e atualmente em processo de recuperação judicial.

Continua depois da publicidade

Oi
O Conselho de Administração da Oi (OIBR4) autorizou a venda das participações da companhia na Africatel Holdings, representativas de 75% do capital da Africatel, e/ou seus ativos, informou a operadora de telecomunicações no fim da terça-feira.

Segundo informações da coluna Radar, da Veja, a Oi vai usar o dinheiro da venda da participação para pagar dívidas e ajudar na tentativa de comprar uma fatia na TIM (TIMP3). Nesta manhã, o Valor publicou que a Oi estaria disposta a negociar venda ou fusão com a TIM. Ontem, surgiram rumores de que a Telecom Italia, dona da TIM, poderia fazer uma oferta pela Oi ou propor uma fusão. Vale lembrar, no entanto, que, recentemente, a Oi contratou o banco BTG Pactual (BBTG11) para fazer o contrário: comprar a TIM, que poderia ser fatiada entre Oi, Claro e Telefónica. 

Embraer
A Embraer (EMBR3) assinou contrato com a Republic Airways para pedidos firmes de 50 jatos E175 no valor estimado de 2,1 bilhões de dólares, com base em preços de lista, informou a companhia em comunicado nesta quarta-feira.

As aeronaves serão incluídas na carteira de pedidos da Embraer do terceiro trimestre de 2014. A entrega está programada para começar no terceiro trimestre de 2015 se estendendo até 2017, sendo que as aeronaves serão operadas pela United Airlines com a marca United Express, disse a Embraer.

Cosan
Os Conselhos de Administração das empresas Cosan (CSAN3) e Cosan Logística aprovaram protocolo e justificação de cisão parcial da Cosan e incorporação da parcela cindida pela Cosan Logística, conforme fato relevante divulgado ao mercado na noite de terça-feira. 
“A parcela cindida da Cosan a ser incorporada pela Cosan Logística é constituída, exclusivamente, da participação societária detida pela Cosan na Cosan Logística, equivalente, nesta data, a 100 por cento das ações de emissão da Cosan Logística, as quais, em decorrência da cisão parcial, serão canceladas e, subsequentemente, emitidas novas ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal da Cosan Logística, as quais serão atribuídas aos acionistas da Cosan”, disseram as empresas. 

No âmbito da operação, serão emitidas 405.341.814 novas ações ordinárias da Cosan Logística e atribuídas aos acionistas da Cosan. Imediatamente após a implementação da cisão parcial, a Cosan e Cosan Logística terão os mesmos acionistas, com a mesma quantidade de ações em cada uma das companhias, afirmaram as empresas.

(Com Reuters e Agência Brasil)