As 16 ações para monitorar na abertura da Bovespa nesta terça-feira

Mercado deve reagir à pesquisa eleitoral Vox Populi divulgada na última segunda-feira, além de um agitado noticiário corporativo

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a uma terça-feira (16) agitada pelo noticiário corporativo e político, 16 ações devem chamar a atenção na abertura deste pregão. Vale monitorar as ações das estatais – Petrobras (PETR3;PETR4), Eletrobras (ELET3;ELET6) e Banco do Brasil (BBAS3) – e bancos – Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC3;BBDC4) -, após a divulgação do Vox Populi/Record. No primeiro turno, a pesquisa eleitoral mostrou Dilma Rousseff 9 pontos à frente de Marina Silva, enquanto isso, Aécio Neves manteve os 15%, ficando em terceiro, com 15%.

Nas simulações de segundo turno, haveria um empate técnico entre Marina e Dilma, com a candidata do PSB tendo 42% das intenções, enquanto a petista ficaria com 41%. Já em uma disputa entre Dilma e Aécio, a candidata do PT venceria por 47% a 36%. O mercado segue ainda na expectativa pelo Ibope de hoje e o Datafolha na quinta. 

TIM e Oi
De acordo com informações do jornal Il Sole, o CEO da Telecom Italia Patuano estaria “estudando” aliança com a Oi, Il Sole 24 Ore relata, sem citar fontes. Patuano discutiu com banqueiros de investimento, destacou o jornal e novos detalhes poderiam surgir na reunião de 25 de setembro

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A oferta poderia levar a um novo arranjo com a TIM Brasil (TIMP3) comprando Oi (OIBR4), criando “uma nova realidade” na telecomunicação nacional. 

Cemig
O candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel,  que lidera as pesquisas de intenção de voto, deve fazer diversas mudanças na gestão da Cemig (CMIG4), de acordo com informações do jornal Valor Econômico de hoje

Em entrevista ao ValorPro, serviço de informações em tempo real, o coordenador-geral do programa de governo, Marco Aurélio Crocco, disse que entre as intenções de um futuro governo do PT no estado está a redução da tarifa de energia elétrica e de uma Cemig menos voltada ao mercado

Continua depois da publicidade

Rossi
A Fitch Ratings rebaixou ontem o Rating Nacional de Longo Prazo da Rossi Residencial (RSID3) para ‘BBB(bra)’, de ‘BBB+(bra)’. A perspectiva do rating permanece negativa. Segundo a agência de classificação de risco, o rebaixamento do rating reflete a contínua pressão de refinanciamento da dívida corporativa de curto prazo, o que frustrou as expectativas iniciais da Fitch, de avanços maiores no alongamento parcial da dívida.

Embraer
A FAB informou ontem que fechou um contrato para a aquisição de 6 aeronaves Legacy 500, da Embraer (EMBR3). As aeronaves serão utilizadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade sediada no Rio de Janeiro e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou a FAB. 

“A aquisição destas aeronaves significa um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil. É motivada pela demanda na verificação e pela consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA, em virtude da implantação do Projeto Sirius no espaço aéreo nacional”, acrescentou a FAB.

Continua depois da publicidade

GOL
A Gol (GOLL4) manteve sua estratégia, em agosto, de redução de oferta de assentos, encerrando o período com nova alta na taxa de ocupação.

No mercado doméstico, a demanda subiu 10,5% em agosto, na comparação anual, enquanto a oferta caiu 5% na mesma base de comparação. Assim, a taxa de ocupação no mês passado aumentou 10,9 pontos percentuais, a 77,8%.

HRT
A HRT (HRTP3) teve a sua recomendação elevada pelo Itaú BBA de underperform para market perform. Conforme destaca a analista Paula Kovarsky, a empresa está focada atualmente em aumentar a vida útil do campo de Polvo.

Publicidade

Ela introduziu um novo preço-alvo de R$ 12 em 2014 para R$ 13 em 2015, dada a capacidade da companhia de se ajustar à nova realidade cortando custos e construindo uma posição de caixa mais sólida.

Vale
A mineradora Vale (VALE3;VALE5) pode se beneficiar das medidas para aumentar a competividade da indústria anunciadas por Guido Mantega. Uma das novidades é redução da alíquota de Imposto de Renda, de 34% para 25%, sobre os lucros das multinacionais brasileiras no exterior, conforme destaca o jornal O Globo. Assim, todas as empresas com subsidiárias em outros países terão desconto no imposto sobre o lucro.