Conteúdo editorial apoiado por

Mantega garante IR menor sobre lucro no exterior para todas multinacionais

Até então, o benefício valia apenas para multinacionais brasileiras nos setores de bebidas, alimentos, construção e obras de infraestrutura.

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O governo federal anunciou nesta segunda-feira que decidiu estender para todas as multinacionais brasileiras um crédito presumido de 9 por cento no imposto devido sobre o lucro obtido no exterior, o que na prática reduz a tributação dos ganhos, segundo anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Até então, o benefício valia apenas para multinacionais brasileiras nos setores de bebidas, alimentos, construção e obras de infraestrutura.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) saudou a medida, afirmando que ela garante tratamento igualitário a empresas brasileiras com operações em outros países.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O que está se procurando fazer é dar uma isonomia para competirmos no mercado interno e externo com as indústrias de outros países… No mundo inteiro, todos os países procuram preservar sua capacidade produtiva, principalmente das indústrias manufatureiras”, disse em nota à imprensa o presidente da CNI, Robson Andrade.

Em entrevista a jornalistas, Mantega também disse que o governo federal definiu em 3 por cento a alíquota em 2015 para todas as empresas beneficiadas pelo regime que devolve aos exportadores de produtos manufaturados um percentual da receita com as vendas externas e os compensa por tributos indiretos, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“Nós definimos que para o ano de 2015 a alíquota de crédito será de 3 por cento sobre o valor faturado pela empresa nas exportações do setor manufatureiro, porque o setor de commodities vai muito bem e não precisa desse credito”, disse Mantega a jornalistas após reunião com empresários em São Paulo.

“A todo o setor da indústria manufatureira foi facultado esse crédito que vai baratear o custo da empresa”, acrescentou o ministro, sem detalhar o impacto fiscal da medida.

Quando anunciou em junho que o Reintegra se tornaria permanente, o governo disse que as alíquotas anuais seriam definidas a cada ano, variando entre 0,1 e 3 por cento da receita com exportações.

(Por Aluísio Alves)