As 14 ações para monitorar na abertura da Bovespa nesta sexta-feira

Além do noticiário corporativo, mercado aguarda a divulgação da pesquisa eleital Ibope, às 10h00

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à um noticiário corporativo agitado e à espera da divulgação da pesquisa eleitoral Ibope, 14 ações devem chamar a atenção na abertura deste pregão. Vale monitorar as ações das estatais – Petrobras (PETR3;PETR4), Eletrobras (ELET3;ELET6) e Banco do Brasil (BBAS3) – e os bancos Bradesco (BBDC3;BBDC4) e Itaú (ITUB4) -, empresas que têm mostrado forte sensibilidade ao rali eleitoral. 

Vale
As ações da Vale (VALE3; VALE5) podem reagir ao preço do minério de ferro. Os papéis da companhia caíram por 13 vezes nos últimos 16 pregões. A commodity estancou a queda ao ter leve alta de 0,1%, fechando a semana cotado em US$ 82 por tonelada. Na semana, por outro lado, o preço da tonelada acumula perdas de 1,9%. Em 2014 a queda acumulada chega a 39,2%. 

JBS e Marfrig
Aa ações da JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) podem seguir o movimento de forte alta registrado na última sessão após dados mostrarem que as exportações de carne bovina do Brasil entre janeiro e agosto somaram 1,045 milhão de toneladas, aumento de 10,43% na comparação com o mesmo período do ano passado, com o setor prevendo recordes de embarques em 2014, segundo dados divulgados na quinta-feira. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Além disso, o setor de agricultura estrangeira do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) também estimou que a produção de carne bovina, além da exportação, devem aumentar.

Cemig
O STJ retomou ontem o julgamento referente a prorrogação da concessão da UHE Jaguara e que o ministro Mauro Campbell Marques, que havia pedido vistas do processo em maio deste ano, manifestou voto contrário ao pedido da Cemig (CMIG4). O julgamento foi novamente suspenso, sem data para ser retomado, por pedido de vista pelo Ministro Benedito Gonçalves. Até a data de ontem, cinco ministros já apresentaram seus votos, sendo três contrários e dois favoráveis ao pleito da companhia, restando a manifestação de outros cinco ministros. Vale mencionar que no último pregão os papéis da companhia caíram 3,18%, figurando como o pior desempenho do Ibovespa. As ações da empresa acumulam seis pregões seguidos de queda. 

Embraer
Por fim, vale menção ainda a Embraer (EMBR3), que fará neste mês a entrega do primeiro avião para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, da sigla em inglês). Esta é a primeira vez que a empresa vende um produto militar para a área de defesa americana. Além disso, a Embraer começa a fazer neste ano o pagamento de royalties para a Força Aérea Brasileira (FAB), sobre a exportação do Super Tucano, já que ela é a proprietária intelectual do projeto.

Continua depois da publicidade

Com as instalações de Jacksonville, a Embraer reforça ainda mais a sua presença nos EUA e, especialmente na Flórida, onde emprega mais de 1200 pessoas.