Sem temer pós-eleição, grafista espera mais altas da Bolsa e recomenda 10 ações

Para analistas, esse é o momento de realizar parcialmente os lucros, mas novas oportunidades vão se abrir na Bolsa passado dois meses e tendência segue ascendente para 2015

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa vive hoje uma fase de correção após forte rali, mas o que tem sido unânime entre os analistas técnicos é que, apesar desse recuo, o índice deve seguir sua tendência de alta nas próximas semanas. Há quem fale que o benchmark deve cair até 60.000 pontos, podendo chegar aos 55.000 pontos, entretanto, depois disso, o caminho seria novamente ascendente, conforme apontam os grafistas. 

Para analistas, esse é o momento de realizar parcialmente os lucros, enquanto novas oportunidades se abrem na Bolsa. Segundo Bo Williams, analista da Clear Corretora e criador da metodologia operacional PhiCube, o Ibovespa encontrou seu objetivo de março, quando iniciou seu rali, e agora vive um período de correção, mas a tendência de alta segue com força. 

Pensando daqui a dois meses, quando passar esse período de turbulência, ele aponta que boas oportunidades estão se formando na Bolsa, com novas compras de longa duração para seguir, inclusive com papéis que já subiram bastante desde março para cá. É o caso de Petrobras (PETR3; PETR4), que nesses seis meses chegou a ganhar 100% de valor de mercado na Bolsa até a última terça-feira (2), quando a Bolsa começou a mudar de direção no curto prazo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais 10 opções
Só que mais opções existem além da petrolífera, embora em condições semelhantes às dela. “O conceito é fácil: papel em forte tendência de alta vai até a lua, sem alvo. Não tenho dúvidas”, diz. Entre os exemplos de ações que estariam nessa condição, ela cita BM&FBovespa (BVMF3), sua preferida para mostrar essa arrancada no ano que vem.

“Eu gosto muito de BVMF3, que está iniciando uma tendência de alta de longo prazo com condições mais fortes do que Kroton (KROT3) em fevereiro de 2012″, comentou. Daquela mês até agora, os papéis da empresa do setor de educação já valorizaram quase 600%.  

Sobre a BM&FBovespa, atualmente ela é cotada na faixa de R$ 14. Para o analista, as ações têm potencial de dobrar ou até triplicar de valor no longo prazo. “Em abril, disse para comprar, o papel já subiu mais de 45%. Agora bato na mesa de novo. Ele tem potencial para subir mais”, disse.

Continua depois da publicidade

Além deles, Bo cita ainda os papéis dos bancos, que vêm de forte rali, mas devem seguir essa tendência de alta. Entre eles, Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC3; BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3) – todos em suas máximas históricas. Papéis em suas máximas costumam assustar os investidores: “poucas pessoas aproveitam desse conceito, pois todo mundo olha o passado do gráfico. Querem comprar barato e vender caro”, diz Bo. Mas, segundo ele, para o investidor entrar em uma forte tendência, ele precisa comprar caro para vender mais caro ainda, acreditando na futura valorização do papel. 

“Isso pode parecer contra-intuitivo, pois o preço parece caro em relação a seu passado e a valorização não é garantida – é apenas uma probabilidade. Mas precisa acreditar e aceitar essa forte tendência, e isso requer muita experiência no mercado”, explica.

O analista acredita também no potencial das ações das varejistas Lojas Americanas (LAME4), Lojas Renner (LREN3) e BR Foods (BRFS3). Ele não aponta um objetivo para os papéis no longo prazo, mas acredita que o preço deles podem dobrar dentro de 12 meses. A tendência está formada: “eu não vou limitar os investidores a um alvo para sair da operação, tem que acreditar que a tendência vai continuar”, disse. 

Completando uma lista de dez papéis, Bo apontou também as ações da Gol (GOLL4) e Suzano (SUZB5). “Estão com um gráfico maravilhoso para subir o ano de 2015 inteiro”, comentou.