Os 4 motivos para você não desgrudar o olho da Bolsa nesta sexta-feira

Atenção deve se voltar para o cenário interno, com destaque para o PIB do segundo trimestre no Brasil e divulgação da pesquisa eleitoral Datafolha à noite

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Mais um dia volátil deve marcar a Bolsa na sexta-feira, 29. Uma série de eventos programados para amanhã pode trazer grande agitação para o mercado. A atenção deve se voltar para o cenário interno, com o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre no Brasil, divulgação da pesquisa eleitoral Datafolha à noite e última prévia da carteira teórica do Ibovespa, além da natural movimentação do fechamento de mês.

1°) Foco no PIB às 9h 
O mercado espera uma retração de 0,4% da economia brasileira no trimestre. Se confirmado, será o pior trimestre desde o primeiro de 2009. O resultado, no entanto, não deve ser interpretado como ruim pelo mercado, disse o analistas Luis Gustavo Pereira, da Guide Investimentos. Isto porque uma retração pode colocar ainda mais pressão na reeleição de Dilma Rousseff, o que pode trazer certo alívio na Bolsa. 

Além disso, se confirmada a fraqueza da atividade doméstica, o mercado pode ver uma pressão um pouco maior nos juros, que já vêm de forte correção para baixo nos últimos dias. Com isso, construtoras e varejistas, que dependem de linhas de financiamento para alavancar suas vendas, podem seguir em alta amanhã, comentou Pereira.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2°) Expectativa pelo Datafolha
Juntamente, há ainda expectativa pelo Datafolha. A última pesquisa Ibope, revelada na terça-feira, confirmou a tendência mostrada no primeiro Datafolha após o falecimento de Eduardo Campos. No primeiro turno, a candidata Marina Silva (PSB) abriu 10 pontos de vantagem sobre Aécio Neves (PSDB), ficando no segundo turno com 29% das intenções de voto, contra 19% do tucano. Enquanto isso, Dilma Rousseff (PT) se manteve no primeiro lugar com 34% das intenções. No segundo turno, Marina seria eleita com 45% votos, contra 36% de Dilma.  O mercado espera que, se eleita, Marina promoveria ajustes na política econômica do País, o que vem sustentando a alta da Bovespa nos últimos dias. 

Segundo ele, a força compradora ainda continua predominante no mercado e esses eventos podem provocar efeito amanhã. “Ainda vemos uma força compradora nas estatais, mesmo com a realização de hoje, e isto ainda deve continuar nos próximos pregões. O que pode sofrer mais são empresas do setor de commodities, como a Vale (VALE3; VALE5), que vêm sendo penalizadas pelo cenário externo”, disse.

Para Pereira, as próximas pesquisas serão ainda mais decisivas no mercado, passado um pouco o efeito emocional da morte de Eduardo Campos. “Afastado o cunho emocional, deve aumentar um pouco mais a competição nas eleições e deixar mais evidente para o mercado a real intenção de votos dos eleitores”, comentou.

Continua depois da publicidade

No cenário eleitoral, vale mencionar ainda que Marina Silva e o candidato a vice, Beto Albuquerque, apresentarão seu projeto de governo nesta sexta-feira em São Paulo. O evento está marcado para às 14h (horário de Brasília), no espaço Rosa Rosarum, no bairro Pinheiros.

3°) Nova carteira do Ibovespa
Ainda no mercado, há a expectativa pela divulgação da terceira e última prévia da carteira do Ibovespa. A nova composição começará a vigorar a partir de setembro.

Na segunda prévia da carteira, revelada dia 18 de agosto, a mineradora MMX Mineração (MMXM3) ficou de fora do Ibovespa, enquanto as outras alterações indicadas na primeira prévia foram mantidas, como a saída do papel da companhia do setor imobiliário Brookfield (BISA3) e a entrada da ação da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo (POMO4).

Continua depois da publicidade

4°) Fechamento de mês
Por fim, o que pode trazer certa volatilidade na Bolsa amanhã é que será fechamento do mês e, normalmente, os fundos utilizam esse dia para fazer balanceamento de suas carteiras, o que pode ser ainda intensificado pela divulgação da nova carteira do índice. 

Embora não traga consequência drástica ao investidor pessoa física, a atualização do benchmark da Bolsa acaba trazendo um impacto considerável para fundos de ações, classificados na Anbima como “Ibovespa Ativo” e “Ibovespa Passivo”, já que a performance de ambos possui relação estreita com o desempenho do índice – enquanto os fundos da primeira subcategoria visam superar o Ibovespa, os da segunda objetivam acompanhar o comportamento do índice. Ou seja, com a alteração do índice, eles precisam ajustar seus portfólios, o que pode trazer impactos nas ações que tiveram seus pesos elevados/reduzidos, assim como nas que vão sair ou entrar no Ibovespa.