Petrobras está acima de denúncias, diz Dilma; veja o que mais é destaque hoje

No radar do mercado, Abril, Even e HRT comunicam mudanças de participação acionária, enquanto CVM acusou o ex-bilionário Eike Batista de "excesso de otimismo" com ex-OGX

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A semana inicia agitada em meio a uma série de notícias corporativas. Nesta segunda-feira, ganha destaque a Petrobras (PETR3; PETR4). Após o ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, aceitar um acordo em que ele faria delação premiada com procuradores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a presidente Dilma Rousseff disse no domingo que “não se pode confundir as pessoas com as instituições” e que a Petrobras está acima de eventuais desvios de conduta cometidos por seus integrantes. 

A decisão de Costa, na última sexta-feira, ocorreu no mesmo dia em que a Justiça autorizou a busca e apreensão em 13 empresas no Rio de Janeiro que pertencem a uma filha, um genro e um amigo do empresário. Essa decisão pode mudar o rumo das investigações sobre a petrolífera já que Costa teria afirmado na prisão que se contasse tudo que sabe à Justiça, as eleições deste ano não ocorreriam. 

Ainda sobre a estatal, a Petrobras informou no final da semana passada ter apresentado, de forma voluntária, “antecipando-se a qualquer solicitação formal do TCU (Tribunal de Contas da União)”, toda documentação comprobatória dos processos de doação de três imóveis feitos pela presidenta da empresa, Graça Foster, em favor de seus filhos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abril Educação
A Abril Educação (ABRE11) comunicou que Maria Antônia Civita, viúva de Roberto Civita, que era diretor editorial e presidente do conselho de administração do Grupo Abril, reduziu sua participação acionária na empresa, com a venda de 2.700.000 units, que correspondem a 3,1% do total do capital social da companhia. Após a venda, Maria Antônia passa a deter 1.914.117 units, que correspondem a 2,2% do total do capital social da empresa.

Even
Por sua vez, a Even (EVEN3) informou que os fundos e carteiras geridos pela JGP Gestão de Recursos e a JGP Gestão Patrimonial tiveram sua participação elevada na empresa para 5,33% do capital social total e votante da companhia. A fatia atual representa 12.442.246 ações ordinárias da construtora e incorporadora. 

HRT
Da mesm a forma, o Morgan Stanley, p
or meio de suas subsidiárias, Morgan Stanley Uruguay, Caieiras Fundo de Investimento Multimercado e Morgan Stanley Smith Barney, elevaram sua participação na HRT (HRTP3), passando a deter 1.685.820 ações da companhia, que representam 5,7% do capital social da empresa. O aumento foi de 215.275 ações, que equivaliam a 4,94%. 

Continua depois da publicidade

BTG Pactual
O BTG Pactual (BBTG11) teve sua recomendação rebaixada pelo Bradesco BBI. O banco de investimentos cortou a classificação de outperform (desempenho acima da média) para market perform (desempenho em linha com a média).

Ex-OGX
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) acusou o ex-bilionário Eike Batista e mais sete executivos de excesso de otimismo nos comunicados da antiga petrolífera OGX Petróleo, agora Óleo e Gás Participações (OGXP3). A informação é de duas reportagens publicadas sábado pelos sites do jornal Folha de S. Paulo e da revista Veja, que tiveram acesso ao relatório do processo na CVM.   

Cesp
A Cesp (CESP6) iniciou testes para reduzir a vazão dos reservatórios de Jupiá e Porto Primavera, de forma a possibilitar a recuperação do nível mínimo operacional do reservatório de Ilha Solteira. O procedimento tem início após decisão proferida pelo juiz federal Rafael Andrade de Margalho, de Jales (SP), a qual determinou a suspensão da geração de energia em Ilha Solteira. 

Em nota enviada ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a Cesp informou que a vazão do reservatório de Jupiá será reduzida de 3.700 metros cúbicos por segundo para 2.500 metros cúbicos por segundo. Já a vazão de Porto Primavera passará de 4.300 m?/s para 3.000 metros cúbicos por segundo. O início dos testes, segundo a estatal paulista, foi autorizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).