Índices acionários dos EUA fecham em baixa após aumento das tensões na Ucrânia

O índice Dow Jones caiu 0,22 por cento, a 17.001 pontos. O S&P 500 perdeu 0,2 por cento, a 1.988 pontos. O Nasdaq subiu 0,14 por cento, para 4.538 pontos

Reuters

Publicidade

NOVA YORK – Dois dos principais índices das bolsas norte-americanas fecharam em baixa nesta sexta-feira, refletindo o aumento da tensão entre Ucrânia e Rússia e comentários da presidente do Federal Reserve Janet Yellen, que não deu pistas sobre o rumo dos juros.

O índice Dow Jones caiu 0,22 por cento, a 17.001 pontos. O S&P 500 perdeu 0,2 por cento, a 1.988 pontos. O Nasdaq subiu 0,14 por cento, para 4.538 pontos.

O S&P 500 recuou após ter batido nova máxima histórica na véspera, depois que autoridades ucranianas disseram que a Rússia havia lançado uma “invasão direta” através do envio de um comboio de caminhões pela fronteira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Rússia sustenta que os caminhões estão levando ajuda humanitária, mas o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, condenou a ação.

Os mercados também foram pressionados por comentários em Jackson Hole, Wyoming, onde Yellen e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, falaram sobre o mercado de trabalho. Yellen não deu um cronograma para a subida das taxas de juros pelo Fed, e disse que com a ociosidade ainda restante no mercado de trabalho “não há receita simples para uma política adequada”.

Os comentários foram “mais contracionistas do que o mercado estava prevendo”, porque Yellen deixou em aberto a possibilidade do Fed aumentar os juros mais cedo do que o esperado, disse Karyn Cavanaugh, estrategista sênior de mercado da Voya Investment Management.

Continua depois da publicidade

Apesar das perdas do dia, todos os três principais índices registraram ganhos para a semana. O Dow subiu 2 por cento, o S&P ganhou 1,7 por cento e o Nasdaq evoluiu 1,6 por cento. Foi a semana mais forte de ganhos para o Dow e o S&P desde abril, e a terceira semana seguida de ganhos para todos os três índices.

Tópicos relacionados