Ibovespa Futuro cai pela 1° vez após 6 dias de alta à espera de Yellen

Mercado segue de olho na corrida presidencial no Brasil; presidente do Fed fará discurso às 11h (horário de Brasília)

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro registra queda na sessão desta sexta-feira (22), após seis sessões de alta de olho no cenário da corrida presidencial no Brasil. Nesta sessão, o mercado deve ficar atento ainda ao cenário internacional, com a fala de Janet Yellen, presidente do Federal Reserve, e Mario Draghi, do BCE (Banco Central Europeu), no encontro anual de autoridades de bancos centrais em Jackson Hole. Às 09h15 (horário de Brasília), os contratos do índice com vencimento em outubro registravam recuo de 0,50%, a 59.700 pontos. 

O mercado segue cauteloso antes do discurso da chair do Fed, que será examinado em busca de qualquer novo sinal sobre o momento em que a taxa de juros dos Estados Unidos será elevada. Nos EUA, os contratos futuros dos principais índices acionários – Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq – registravam leves altas nesta manhã. 

Na Ásia, o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico, com exceção do Japão, chegou perto da máxima de seis anos e meio nesta sexta-feira e caminhava para uma alta na semana, depois que dados econômicos positivos dos Estados Unidos levaram a outro fechamento recorde em Wall Street. Além disso, há expectativas de afrouxamento monetário na China, após dados econômicos fracos divulgados nos últimos dias. A China continuou a receber forte fluxo de capital nas sessões desta semana, segundo relatório do Morgan Stanley. O movimento que já dura cerca de um mês levou US$ 5,7 bilhões em recursos para o mercado chinês.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Agenda doméstica
Por aqui, chama atenção pesquisas para presidente encomendadas ao Ibope pela Rede Globo e que serão realizadas entre os dias 23 e 26 de agosto, segundo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além da pesquisa nacional, o Ibope também realizará pesquisas estaduais para presidente em 4 estados e no Distrito Federal. Esta será a primeira pesquisa Ibope após a confirmação de Marina Silva como candidata do PSB. As pesquisas devem ser divulgadas a partir da próxima terça-feira. 

No radar do investidor, há ainda uma pesquisa feita com 116 gestoras e assets pela XP Investimentos e que revelou que o “rali eleitoral” da Bolsa está perto do fim. O resultado mostrou que, em caso de vitória de Aécio Neves (melhor cenário para a Bolsa), o “alvo” do Ibovespa estaria na faixa de 65.900 pontos, o que daria um “upside” (potencial de valorização) de 11,7% em relação ao fechamento de ontem, enquanto no caso que Dilma vença (pior cenário), ele mergulharia para 44.700 pontos, queda de 24,2%.

(Com Reuters)