Após aprovação de união com Embratel, Claro entra com pedido de abertura de capital

Abertura de capital da companhia estava entre as condições colocadas pela Anatel para que a Claro pudesse de unir com Embratel e Net

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo consta no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), nesta quinta-feira (7), a Claro Telecomunicações entrou com o pedido de companhia aberta. A abertura de capital foi uma das condições feitas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para aprovar na última semana a unificação das operações da Claro, Embratel e Net, empresas que pertencem ao grupo América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim.

O presidente da Anatel, João Rezende, já havia dito que a companhia não precisará, necessariamente, ter ações negociadas na Bovespa. Além disso, a América Móvil também não terá que vender qualquer participação na Claro para cumprir a decisão, apenas terá que divulgar a estrutura societária, disse Rezende.

Segundo o conselheiro relator do caso, Igor Villas Boas, a exigência foi necessária porque, pelas regras do setor de telecomunicações no Brasil, concessionárias ou controladores de concessionárias têm de ter capital aberto no país. A Claro, que é uma autorizada, terá de abrir o capital porque vai controlar a Embratel, que é uma concessionária.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Anatel também exigiu que a contabilidade relativa à concessão, que hoje pertence à Embratel, seja separada do restante do grupo. A agência quer ainda que os ganhos econômicos obtidos com a unificação dos ativos sejam repassados aos consumidores.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.