As ações mais procuradas pelos “shorters” na Bovespa nos últimos dias

Lupatech é disparado nome mais procurado pelos vendidos nos últimos dias, mas papel está "seco" no BTC, dizem operadores

Paula Barra

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Quatro ações vêm chamando forte atenção dos vendidos. Lupatech (LUPA3), Natura (NATU3), Usiminas (USIM5) e Ambev (ABEV3) lideram a lista das ações mais procuradas por quem quer lucrar com a queda nos últimos dias. 

Segundo operadores da mesa de BTC da XP Investimentos, a Lupatech (LUPA3) é disparado o nome mais procurado pelos “shorters” (vendidos). Apesar da demanda, o papel está “seco” no BTC. “Não há ‘doadores’ (quem empresta a ação) no mercado e muitos players querem comprar”, disseram. 

A forte procura para alugar os papéis da companhia veio em meio ao anúncio, na semana passado, sobre o aumento de capital da empresa. Gestores têm comentado que o papel pode vir abaixo com a operação, lembrando que com a oferta concluída, ela terá entre 740% e 3.250% a mais de papéis. Eles avaliam que para que o valor de mercado da empresa permaneça o mesmo após essa enxurrada de ações – atualmente ela vale R$ 89,8 milhões –, o preço da ação precisaria cair bastante.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em meio à expectativa de baixa, o aluguel de ações da companhia disparou 60,28% do dia 22 de julho (quando a empresa fez o comunicado ao mercado) até ontem, passando de 2.357.574 para 3.778.657 ações. Para apostar na queda de uma ação, o investidor precisa primeiramente alugar o papel depois para vendê-los

Operadores comentam que por conta da forte demanda dos últimos dias o papel “sumiu” do BTC (Banco de Títulos CBLC – aluguel de ações), não tem mais como alugar. No mesmo período, as taxas para “tomar” a ação alugada também disparam. Na média, passaram de 2,45% ao ano no dia 23 para 9,0% a.a. ontem, mas operadores comentaram que já fecharam negócio com a taxa a 40% ao a.a..

Natura, Usiminas e Ambev
Além da Lupatech, as ações da Natura também têm sido fortemente demandada no BTC, mas não há grandes “doadores” do papel. O aluguel subiu 14,67% do início da semana passada para ontem, passando de 13.150.750 para 15.080.597 papéis alugados. A procura aumentou depois do resultado da empresa do segundo trimestre. O mercado viu o balanço com cautela em meio a números abaixo do esperado no período.

Continua depois da publicidade

A Usiminas aparece em terceiro lugar na lista das mais procuradas. “A ação tem sido bastante demandada, mas ainda é possível encontrar ações”, disseram operadores. De 27 de junho até ontem, o aluguel com Usiminas disparou 84,81%, alcançando 20.814.551 papéis. 

Já a Ambev viu seu aluguel saltar do final de junho para cá. Do dia 23 do mês passado para ontem, o aluguel disparou 64,53%, indo de 84.844.012 para 139.595.672. 

Como funciona o aluguel de ações?
O aluguel de ativos é muito utilizado pelos investidores que operam vendido, ou seja, que apostam na queda do papel. Eles (os “tomadores”) primeiramente alugam ações para posteriormente vendê-las. Depois que o preço recua, recompram a mesma quantidade de papéis por um preço mais barato para devolvê-los, ganhando com a diferença entre o valor da venda e da compra. 

Continua depois da publicidade

É importante lembrar que apostar na baixa do mercado costuma ser mais arriscado do que investir acreditando na alta, principalmente quando o investidor não tem muita experiência. Para isso, o investidor deve enxergar fortes indícios de que o papel vai cair, caso contrário, corre o risco de amargar prejuízos com a prática. 

Para os “doadores” (quem empresta a ação), o maior risco é não poder operar com aquele papel enquanto ele estiver alugado. Com isso, se quiser se desfazer do papel por conta de alguma notícia ou movimento muito atípico, terá de esperar.