Dados dos EUA, pesquisas eleitorais e resultados agitam a próxima semana

Entre os destaques no Brasil, balanço de Vale e Ambev sevem trazer volatilidade na Bolsa; China também deve chamara atenção com PMI e declarações do Banco Central

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma bateria de pesquisas eleitorais, com Datafolha, Sensus e Ibope em um espaço de seis dias, a última semana de julho deve ser marcada por uma série de indicadores nos EUA. Enquanto isso, no Brasil a temporada de resultados começa a ganhar força, com destaque para o balanço da mineradora Vale (VALE3; VALE5), que promete agitar o final da semana na Bolsa.

Ainda neste fim de semana, o presidente do Banco Central da China, Song Guoqing, fará pronunciamento, o que pode ditar o ritmo do mercado na segunda-feira (28), já que a agenda para o início da semana estará menos movimentada. O gigante asiático também promete agitar a sexta-feira, já que na noite anterior será apresentado o PMI da indústria do país, indicador que tem superado as expectativas e animado os investidores.

Na última quinta-feira a preliminar da atividade industrial da China superou a expectativa dos especialistas e atingiu 52, o que significa o crescimento mais forte registrado pelo país nos últimos 18 meses. Diante disso, empresas de commodities, que têm a China como seu maior mercado, acabam sendo muito beneficiadas, caso da Vale e das siderúrgicas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

EUA ditam o humor da semana
Além do cenário político, com os conflitos na Ucrânia e em Gaza, onde o país tenta negociar um cessar-fogo, os EUA também serão o destaque da semana em relação à agenda econômica. Serão 3 eventos nos próximos dias que devem ter impacto nas bolsas no mundo todo: reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) e o relatório de emprego.

O primeiro deles ocorre na quarta-feira (30) e pode trazer novidades aos investidores, já que com uma nova redução dos estímulos, o Federal Reserve passará seu programa de compra de título para US$ 25 bilhões mensais, indicando que até o final do ano ele poderá encerrar sua ajuda econômica. Além disso, novidades sobre aumento de juros são sempre aguardadas pelo mercado.

No mesmo dia, os EUA também apresentam sua primeira prévia do PIB do segundo trimestre. Após registrar uma fraca atividade econômica nos três primeiros meses do ano – grande parte pelo impacto do clima -, especialistas e investidores devem ficar atentos para ver se o país conseguiu retomar seu crescimento entre abril e junho. Caso uma surpresa positiva ou negativa ocorra, as bolsas devem ser impactadas.

Continua depois da publicidade

Já na sexta-feira, será a vez do relatório de emprego, onde, segundo a equipe da Rosenberg Associados, se espera a continuação dos dados bastante positivos dos meses anteriores, com geração de postos de trabalho acima dos 200 mil nesta leitura mensal. Vale destacar que o emprego tem sido o principal fator para as decisões do Fed em relação à retirada de estímulos nos país.

Pesquisa eleitoral e debate são destaque no Brasil
Entre os destaques políticos da semana, vale chamar atenção para o evento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília, contando com a presença dos três principais candidatos: Dilma Roussef (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), que terão uma hora cada um, separadamente, para apresentar seus planos de governo e responderem perguntas de cerca de 700 empresários.

No evento, serão debatidas propostas de 42 documentos que listam prioridades em áreas como infraestrutura, tributação e relações trabalhistas. Entre elas, a redução do custo investimento no país. Segundo a CNI, os tributos elevam em 10,6% o valor de instalação de uma planta produtiva no Brasil, o que afasta investidores.

Além disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que a Globo contratou quatro novas pesquisas eleitorais pelo Ibope. Elas serão divulgadas na próxima terça-feira, 30 de julho. Os estados que serão alvo da pesquisa são Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, além do Distrito Federal, segundo informações do site do TSE. Serão perguntadas as intenções de voto para presidente da República e para governador e senador de cada um destes distritos.

Temporada de resultados ganha força
Em sua segunda semana, a temporada de resultados já promete agitar bastante a Bovespa. Até o momento estão agendados em torno de 30 balanços do segundo trimestre, com grande destaque para a Vale, que por sua grande participação no Ibovespa deve ter impacto no benchmark. O resultado está programado para quinta-feira, 31, antes da abertura do pregão.

Entre outros balanços que devem chamara atenção do mercado estão a Cielo (CIEL3), Souza Cruz (CRUZ3), Gerdau (GGBR4), Telefônica Brasil (VIVT4), Ambev (ABEV3), BRF (BRFS3), Tim (TIMP3), além dos bancos Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11)

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.