Acabou o gás? Bolsa só deve subir forte de novo daqui 3 anos, destaca LCA

Para 2014, a expectativa é de que a alta seja só de 2,3% até o final do ano; mais altas, só para 2017, aponta consultoria

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O rali do Ibovespa, intensificado nos últimos dias por novas pesquisas eleitorais, levou o Ibovespa para as máximas do ano: na terça-feira, faltou pouco para o mercado chegar a 58 mil pontos.

Mas, por mais que o noticiário político – e as especulações em torno dele –  tenha colaborado para desfazer parte deste avanço, está claro que o Ibovespa está em uma tendência de alta, aponta a LCA Consultores. Neste cenário, os economistas da consultoria questionam: quão longe esta tendência irá? Segundo aponta a LCA, o rali não deve subir mais tanto este ano, devendo só ter recuperação mais forte a partir de 2017. 

Os consultores atualizaram o modelo para o Ibovespa baseado nas variáveis do cenário macroeconômico. “Ou seja, mais que uma projeção do Ibovespa, o modelo informa o nível do índice compatível com a evolução que desenhamos para o restante do cenário”. Porém, o índice não deve ganhar muito mais forças, devendo terminar 2014 por volta dos 59 mil pontos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A LCA destaca a atualização do modelo, com uma amostra mais recente, que manteve as mesmas variáveis explicativas, com mudanças relativamente pequenas nos parâmetros. A consultoria destaca em seus modelos variáveis como juros, PIB do Brasil, preços de commodities, entre outros. “A evolução recente do Ibovespa se mostrou coerente, afinal, com a estabilização do risco Brasil em torno de 200 pontos e com o recuo das taxas de juros prefixadas. Estes fatores mais que compensaram a influencia da piora das perspectivas para a atividade econômica”, afirma.

Mais altas? Espere 2017
As projeções pouco mudaram em relação à última rodada de atualização, destacam os consultores, que avaliam que o Ibovespa tem espaço para subir um pouco mais este ano, até cerca de 59 mil pontos. Para eles, o índice deve encerrar o ano a 59.180 pontos, o que representa uma alta de cerca de 2,3% em relação ao fechamento da última sexta-feira, quando encerrou a sessão a 57.821 pontos. 

Nos próximos anos, o cenário que se desenha também não é animador. O desempenho em 2015 e 2016 será fraco, não superando a renda fixa, sendo de alta de 7,3% e de 0,3%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

“Desta forma, há espaço para aproveitar um pouco mais o rali em curso do Ibovespa, mas uma retomada mais rápida  – e, principalmente, mais consistente – do mesmo só deverá acontecer a partir de 2017”, afirmam os consultores. 

Confira os gráficos com as projeções para o Ibovespa:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.