Bolsas de NY fecham em baixa com riscos geopolíticos na Faixa de Gaza e Rússia

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,28%, aos 17.051,73 pontos; o S&P 500 recuou 0,23%, para 1.973,63 pontos; já o Nasdaq encerrou em baixa de 0,17%, aos 4.424,70 pontos

Estadão Conteúdo

Publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta segunda-feira, com as tensões geopolíticas voltando ao radar dos investidores após um fim de semana violento na Faixa de Gaza e ameaças de governos ocidentais contra a Rússia.

O índice Dow Jones fechou em queda de 48,45 pontos (0,28%), aos 17.051,73 pontos. O S&P 500 recuou 4,59 pontos (0,23%), para 1.973,63 pontos. Já o Nasdaq encerrou em baixa de 7,45 pontos (0,17%), aos 4.424,70 pontos.

Entre os principais indicadores dos EUA nesta semana, está a inflação de junho, seguida nos próximos dias por dados do setor imobiliário e dos pedidos de bens duráveis. Não estão previstas apresentações de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias, uma vez que já teve início o período de silêncio que antecede a reunião de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). Hoje, mais cedo, o índice de atividade nacional do Federal Reserve de Chicago caiu para +0,12 em junho, de +0,16 em maio, mas não provocou reação nos mercados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os investidores se voltaram aos riscos geopolíticos e aproveitaram para realizar lucros após os fortes ganhos de sexta-feira que, por sua vez, foram uma correção depois de uma queda acentuada do mercado na quinta-feira. “As compras foram muito ferozes na sexta. Muito do que vimos hoje é correção”, afirmou Jeff Yu, analista do UBS.

Nos últimos dias, líderes europeus elevaram o tom e ameaçaram impor sanções mais rígidas contra a Rússia após a queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, que matou todas as 298 pessoas a bordo na última quinta-feira. A suspeita é de que um míssil disparado do território controlado por rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia tenha sido o responsável pelo desastre. Autoridades norte-americanas acreditam também que a Rússia forneceu o armamento aos rebeldes.

Na Faixa de Gaza, o domingo foi o dia mais sangrento desde a recente incursão de Israel na região. Só ontem, autoridades palestinas reportaram 87 mortes. Do lado de Israel, foram 13 mortes. O presidente dos EUA, Barack Obama, ligou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pela segunda vez em três dias.

Continua depois da publicidade

Voltando a Wall Street, no noticiário corporativo, a ação da Herbalife despencou 11,21% após o investidor Bill Ackman afirmar que pretende dar um “golpe mortal” na companhia ao expor um “fraude massivo”. Em entrevista à rede de televisão americana CNBC, Ackman afirmou que tem uma apresentação preparada para esta terça-feira, às 11h (de Brasília), na qual pretende mostrar evidências de que a companhia irá entrar em colapso.