As ações mais procuradas pelos “shorters” na Bovespa na semana

CSN, BR Properties e Oi lideram a lista das ações mais demandadas pelos vendidos no período

Paula Barra

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a um cenário desafiador, três ações vêm chamando forte atenção dos vendidos. CSN (CSNA3), BR Properties (BRPR3) e Oi (OIBR4) lideram a lista das ações mais demandadas pelos “shorters” na última semana. 

Para apostar na queda de uma ação, o investidor precisa primeiramente alugar o papel depois para vendê-los. No caso da CSN, esse aluguel das ações saltou de 10.447.894 do dia 11 de julho para 182.812.966 no pregão de sexta-feira – alta de 238,91%. “O papel já está escasso no mercado de aluguel. A demanda foi muito grande nesses últimos dias”, comenta Guilherme Belloni, da mesa de BTC da XP Investimentos. 

Motivados por expectativas de resultados ruins da empresa, por conta de uma deterioração macroeconômica, muitos investidores correram para alugar as ações da empresa, mas o que eles não contavam é que a empresa daria iniciou realmente ao programa de recompra de ações, contribuindo para uma forte arrancada dos papéis na Bolsa. Somente neste mês, os ativos já subiram 22,13%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais impressionante ainda foi a arrancada dos aluguéis com ações da BR Properties, de 634% na última semana, passando de 10.447.124 para 76.688.954. Já no caso da Oi, embora não tenha apresentado um aumento na semana, os papéis já vem de um histórico de forte demanda, tendo atingido no dia 16 de julho 254.358.650 ações alugadas. Na sexta-feira, fechou com 110.295.471 papéis alugados. 

Segundo a mesa de BTC da XP, além dos fortemente demandados, há outros papéis que têm sido difíceis encontrar para alugar: MMX Mineração (MMXM3), BR Insurance (BRIN3), Copel (CPLE6), AES Tietê (GETI4), Energias do Brasil (ENBR3), Diagnósticos da América (DASA3), Marfrig (MRFG3), BR Malls (BRML3), Light (LIGT3), Sabesp (SBSP3), Porto Seguro (PSSA3), Natura (NATU3), MRV Engenharia (MRVE3), Embraer (EMBR3), B2W (BTOW3), CSN (CSNA3) e BR Properties (BRPR3). 

Como funciona o aluguel de ações?
O aluguel de ativos é muito utilizado pelos investidores que operam vendido, ou seja, que apostam na queda do papel. Eles (os “tomadores”) primeiramente alugam ações para posteriormente vendê-las. Depois que o preço recua, recompram a mesma quantidade de papéis por um preço mais barato para devolvê-los, ganhando com a diferença entre o valor da venda e da compra. 

Continua depois da publicidade

É importante lembrar que apostar na baixa do mercado costuma ser mais arriscado do que investir acreditando na alta, principalmente quando o investidor não tem muita experiência. Para isso, o investidor deve enxergar fortes indícios de que o papel vai cair, caso contrário, corre o risco de amargar prejuízos com a prática. 

Para os “doadores” (quem empresta a ação), o maior risco é não poder operar com aquele papel enquanto ele estiver alugado. Com isso, se quiser se desfazer do papel por conta de alguma notícia ou movimento muito atípico, terá de esperar.