6 empresas dão o que falar nesta quarta de “ressaca” brasileira

Entre os destaques, Petrobras nega veiculação de propaganda eleitoral, enquanto CSN negocia aquisição de mais uma usina nos EUA

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Em dia de feriado em São Paulo e com a Bovespa fechada, o investidor tem poucas referências para acompanhar nesta quarta-feira (9). Entre os destaques, a Petrobras (PETR3; PETR4) disse ontem que desconhece propaganda institucional que viole a lei eleitoral, confirme foi julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última segunda-feira, 7. 

Em nota, a companhia afirma que desconhece qualquer veiculação de propaganda institucional a partir do dia 5 de julho. “A companhia tomou todas as providências cabíveis para que os veículos de comunicação fossem orientados, através das agências de publicidade contratadas pela Petrobras, a veicularem comunicação institucional somente até o dia 4 de julho”, disse. O tribunal considerou no início da semana que os anúncios de TV da empresa sobre o pré-sal poderiam configurar propaganda para a reeleição do governo da presidente Dilma Rousseff.

CSN
A CSN (CSNA3) está atuando em duas frentes para tentar garantir sua entrada no mercado americano de aço. Nas últimas investidas, a empresa presidida por Benjamin Steinbruch não obteve sucesso. Desta vez, ela disputa duas usinas do grupo russo Severstal, localizadas nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que sonda a usina Gallatin Steel, da siderúrgica brasileira Gerdau e da indiana ArcelorMittal, informaram três fontes com conhecimento no assunto. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caso saia vitoriosa na compra das usinas russas em território americano, a CSN poderá dobrar a capacidade de produção de aço do grupo brasileiro. A siderúrgica de Volta Redonda (RJ) confirmou no mês passado que “está participando de um processo de concorrência privada para eventual aquisição de ativos siderúrgicos da OAO Severstal nos Estados Unidos”. Esses ativos são formados pelas usinas produtoras de aço em Dearborn, no Estado de Michigan, e em Columbus, no Mississippi.

2 bancos revisam suas recomendações
Além disso, algumas empresas tiveram seus ratings revisados de ontem para hoje. O Santander cortou recomendação para as ações da Cia Hering (HGTX3) e IMC Holdings (IMCH3), de compra para manutenção, citando sinais de enfraquecimento diante do ambiente mais fraco no consumo doméstico. Já no setor elétrico, a Safra Corretora reduziu o preço-alvo das ações da CPFL Energia (CPFE3), de R$ 29 para R$ 24 ao fim deste ano.

Cemig
A agência de classificação de risco Moody’s reduziu nesta terça-feira o rating da distribuidora de energia do grupo mineiro Cemig (CMIG4) de “Baa3” para “Ba1” na escala global, retirando da companhia o grau de investimento.
 

Continua depois da publicidade

A Moody’s ainda definiu perspectiva negativa para os ratings da Cemig Distribuição, citando principalmente a deterioração das métricas de crédito da empresa, como resultado do impacto negativo do terceiro ciclo de revisão tarifária, em vigor desde abril do ano passado, e do reajuste de tarifas abaixo do esperado em abril deste ano.

(Com Reuters)