Maior gestora de recursos da Europa planeja novo fundo multimercado no Brasil

Aberdeen lançará o fundo mesclando ativos de dívida pública e ações selecionadas do IBX

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A Aberdeen Asset Management espera concluir dentro de semanas o lançamento de um fundo multimercado com ações e dívida pública no Brasil, disseram executivos.

Maior gestora de recursos independente da Europa, a escocesa lançará o fundo mesclando ativos de dívida pública e ações selecionadas do IBX, disse George Kerr, gerente sênior de desenvolvimento de negócios de Aberdeen no Brasil. Os fundos de pensão são os principais clientes potenciais do produto. O valor pretendido da captação não foi revelado.

O fundo terá uma estratégia “long only”, na qual os gestores apostam na valorização dos papéis no longo prazo, disse Nick Robinson, diretor de renda variável e co-responsável pela gestão de cerca de 13 bilhões de dólares investidos no país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Robinson, a demanda por estruturas semelhantes e por produtos para investir no exterior é crescente entre os fundos de pensão locais, que buscam aumentar os retornos.

Para os executivos, as recentes medidas sugeridas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a indústria de fundos, que entre outros itens sugere facilitar o acesso de investidores a ativos do exterior, deve incrementar esse movimento.

A diversificação para fora tem crescido entre investidores locais, à medida que as expectativas de queda gradual dos juros nos próximos anos tornam títulos públicos menos atraentes, aumentando o interesse por ativos mais arriscados.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos que a tendência de aumento da demanda por ativos mais sofisticados seguirá ganhando força nos próximos anos”, disse Kerr.

O racional de investimento da Aberdeen no Brasil se concentra mais na seleção de empresas do que na análise setorial ou macroeconômica. A gestora diz ter especial interesse em empresas com boa gestão e governança, fortes geração de caixa e modelo de negócio sustentável.

Por isso mesmo, os gestores dizem que o resultado da corrida presidencial no Brasil neste ano não importa tanto. Segundo eles, o que mais preocupa são os efeitos da desmontagem do programa de estímulos monetários nos Estados Unidos sobre mercados emergentes, como o Brasil.

“Os governos precisarão tomar medidas para atrair capital externo”, disse Robinson.

De todo modo, entre as ativos que considera mais atraentes, estão ações de empresas de varejo e de serviços com foco no consumo doméstico, bancos, empresas financeiras não-bancárias, e operadoras de shopping centers.

No Brasil, a Aberdeen, que administra cerca de 540 bilhões de dólares em ativos no mundo todo, tem participações que variam de 6 a 17 por cento em empresas como Lojas Renner (LREN3), Multiplan (MULT3), Bradesco (BBDC3), Iguatemi (IGTA3) e Odontoprev (ODPV3).

De forma geral, os executivos avaliam que os ativos brasileiros estão com preços mais atraentes do que em outros mercados latino-americanos, que neste momento têm maior simpatia dos investidores, como Peru, Chile, Colômbia e México.

A gestora tem evitado ações de prestadoras de serviços públicos, empresas de telecomunicações e exportadores. “São setores que têm a reputação de ser defensivos, mas isso não têm sido verdade ao longo do tempo”, disse, mencionando os dois primeiros segmentos.