Três meses depois de ser rejeitado, Brasil retoma “affair” com Pimco, destaca Bloomberg

O País, um dos principais destinos dos investimentos da gestora dentre os emergentes, não era mais um dos favoritos da Pimco, segundo Bill Gross; porém, visão mudou

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após ser rejeitado pelo co-fundador de uma das maiores gestoras de renda fixa do mundo, o Brasil voltou a chamar a atenção e retomou “affair” com a Pimco, conforme destaca a agência de notícias internacional Bloomberg em reportagem publicada na véspera. 

A publicação destaca a fala de Bill Gross, co-fundador da gestora de US$ 2 trilhões, em janeiro, mostrando ceticismo com o mercado brasileiro. Em fala na ETF Virtual Summit 2014, Gross destacou que não estava mais tão positivo com o cenário para o Brasil e afirmou: “País não é mais o favorito da Pimco”.

Agora, a reportagem destaca a carta de abril de de Mark Kiesel, vice-diretor de investimentos, afirmando que está ficando mais otimista sobre o mercado no País e dizendo que os investidores estão ignorando a força de longo prazo do Brasil. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após uma viagem ao Brasil, Mark Kiesel destacou que os rendimentos ajustados pela inflação estão entre os maiores do mundo e esta é uma boa vantagem para os investimentos no País. Kiesel é um dos seis gestores de carteira que foram promovidos a vice-CIO (Chief Investment Officer) em janeiro, em uma revisão de cargos após a saída de Mohamed El-Erian.

“A equipe global de crédito está mais otimista com o Brasil, uma mudança significativa em relação aos últimos anos”, destacou Kiesel em relatório. “Nossa principal conclusão foi de que o sentimento era tão negativo que os mercados tinham provavelmente ‘exagerado’ e poderia melhorar em relação aos níveis de baixa, uma vez que o valor relativo finalmente se tornaria atraente”.

“Continuamos buscando oportunidades de investimento para nossos clientes no Brasil em crédito soberano, câmbio estrangeiro, taxas e empresas locais”, afirmou o chefe de mercados emergentes da Pimco, Michael Gomez, em comunicado enviado à Bloomberg. “O valor particular existe, nesse momento, no lado das taxas locais”.

Continua depois da publicidade

Mercado favorável
Os baixos custos de recursos naturais, a demografia favorável, o sistema bancário com boa regulamentação e saudável, e um sistema político democrático – com o governo fazendo alguns progressos como na área de concessões – são alguns dos pontos fortes do Brasil, segundo Kiesel.

E segundo a Pimco, provavelmente, os fundamentos do Brasil estarão melhores nos próximos um ou dois anos em relação ao que o mercado precifica atualmente e, com isso, o sentimento dos investidores quanto ao País tende a melhorar, assim como a aplicação em títulos locais. “A sensação era tão negativa que os mercados provavelmente tinham se excedido e poderiam melhorar a partir de níveis baixos, dado que o valor relativo finalmente tinha se tornado atrativo”, afirmou. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.