Vale caiu mais de 2% na NYSE no feriado; confira o desempenho de outros ADRs

Nesta sessão, o o mercado deve ficar no noticiário nacional, em meio às diversas pesquisas eleitorais que movimentaram a sessão pré-feriado e outras que foram divulgadas na última segunda-feira

Lara Rizério

(Divulgação/Vale)

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&FBovespa ficou fechada na última segunda-feira (21), em celebração ao feriado de Tiradentes. Por outro lado, as bolsas norte-americanas ficaram abertas na véspera e podem ser um bom sinalizador de como deve ser o dia do mercado nesta sessão. 

Em destaque, ficam os ADRs (American Depositary Receipts) da Vale (VALE3;VALE5), que registraram queda de 2,13% na véspera na Nyse (New York Stock Exchange). Vale ressaltar que o noticiário econômico para a China segue movimentado. Nesta terça-feira, a fraqueza das ações chinesas foram destaque no noticiário,  provocadas por preocupações sobre liquidez e resultados, colocando um freio em outros mercados acionários da Ásia. 

O noticiário corporativo da empresa também segue movimentado. Nesta semana o STJ (Superio Tribunal de Justiça) poderá voltar a analisar a questão da taxação sobre o lucro de empresas controladas e coligadas no exterior. Em destaque, está a inada a informação de que o governo da Guiné aprovou as conclusões de uma comissão governamental criada para investigar acordos de mineração do país, que na semana passada recomendou que a Vale e a BSG Resources tivessem suas licenças para o projeto de minério de ferro Simandou retiradas. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o mercado deve ficar no noticiário nacional, em meio às diversas pesquisas eleitorais que movimentaram a sessão pré-feriado e outras que foram divulgadas na última segunda-feira, assim como o vencimento de opções sobre ações.

O Ibope apontou queda de três pontos percentuais de Dilma Rousseff para 37% na última quinta-feira, mas ela ainda seria reeleita no segundo turno. Naquela data, o Ibovespa registrou forte avanço de 1,78% em meio às expectativas de que houvesse uma queda nas intenções de voto de Dilma. Já o Datafolha destacou que há um empate técnico na disputa entre os eleitores que conhecem os candidatos, enquanto a Eurasia Group prevê uma reeleição apertada. 

Na véspera, não houve uma tendência definida, apesar do dia positivo em Wall Street. Enquanto os ativos equivalentes aos papéis PN da Petrobras (PETR3;PETR4) tiveram leve queda de 0,27%, os ativos da Eletrobras (ELET3;ELET6) tiveram alta de 1,51%. Os ativos equivalentes aos papéis da CSN (CSNA3) tiveram baixa de 0,95%, enquanto os da Gerdau (GGBR4) tiveram leve alta de 0,16%. Bancos tiveram uma sessão, na véspera, praticamente estáveis, com destaque para Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), este último com leve queda de 0,27%. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.