Ibovespa dispara com possível vazamento de Ibope na véspera do feriado

No último pregão antes do vencimento de opções sobre ações, mercado "compra" nova queda de Dilma na corrida eleitoral; acordo diplomático sobre Ucrânia também ajuda

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Após ter uma manhã volátil e firmar alta no começo da tarde, o Ibovespa amplia ganhos com possíveis rumores de que a nova edição da pesquisa eleitoral Ibope vazou e mostrou mais uma queda da presidente Dilma Rousseff na disputa, conforme apontou o analista da SLW Corretora, Pedro Galdi.

Às 15h50 (horário de Brasília), o benchmark da bolsa brasileira acumulava ganhos de 1,38%, a 51.906 pontos, impulsionado pela aceleração dos ganhos da Petrobras (PETR3; PETR4), acompanhado por outras estatais e blue chips, que seguem os fortes ganhos dos setores elétrico e siderúrgico desta sessão.

Para Galdi, o movimento faria todo o sentido, tendo em vista o que ocorreu em 17 de março, quando a mesma pesquisa Ibope deu origem a uma forte onda especulativa do mercado e a bolsa iniciou um rali que durou 4 semanas. Vale lembrar que a gestão de Dilma é repudiada por boa parte dos investidores, que criticam medidas que julgam como excessivamente intervencionistas na economia nacional.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o rumor ganha ainda mais evidências com o cenário desfavorável para a tomada de posições do mercado na véspera de um feriado prolongado que manterá a Bovespa fechada até terça-feira (22), marcado pela divulgação de uma pesquisa eleitoral que pode acontecer até o começo da semana que vem. Todo esse cenário nebuloso normalmente reduz o apetite por riscos por parte dos investidores, o que costuma alimentar quedas na bolsa.

No começo da tarde, o Ibovespa acompanhou o movimento das bolsas internacionais, em maior euforia com o avançar das negociações envolvendo Rússia e Ucrânia. Nesta quinta, o ministro das relações exteriores da Rússia, Andrei Deshchitsia, afirmou que os diplomatas concordaram em adotar medidas mais sólidas em prol de reduzir a instabilidade no país que recentemente perdeu a península da Crimeia e vive uma escalada de conflitos sociais. O pacto fechado entre lideranças dos Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e União Europeia determina que atos violentos, intimidações e provocações cessem.

O secretário de Estados dos EUA, John Kerry, afirmou que Rússia e Ucrânia “devem largar os uniformes e armas para iniciar uma negociação”. Na tentativa retórica de minimizar o tom de ameça, mas mantendo o alerta para o presidente russo, Vladimir Putin, Kerry disse que espera por efeitos pragmáticos e que, caso mudanças visíveis não ocorram ainda nesta semana, novas sanções entrarão em cena.

Continua depois da publicidade

Mais informações em breve.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.