Ações europeias se recuperam com dados econômicos da China

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou com alta de 1,2%, a 1.322 pontos, em uma recuperação

Reuters

Publicidade

LONDRES/PARIS – As ações europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, revertendo as perdas da sessão anterior depois que dados sobre o crescimento econômico da China ficaram ligeiramente acima das expectativas.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou com alta de 1,2 por cento, a 1.322 pontos, em uma recuperação que a maioria dos operadores interpretou como reação à queda de 1 por cento na sessão anterior.

Mais cedo neste mês, o índice chegou perto de máxima de seis anos, mas o rali foi suspenso por preocupações sobre a crise na Ucrânia e com o ritmo do crescimento chinês.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dados mostraram nesta quarta-feira que a economia da China cresceu no primeiro trimestre deste ano no menor ritmo desde o terceiro trimestre de 2012, a 7,4 por cento, mas superou as previsões de 7,3 por cento em pesquisa da Reuters.

“Os dados chineses talvez não sejam agressivamente positivos, mas certamente não fizeram nada para decarrilar o otimismo, dando aos mercados o ímpeto para uma sessão forte”, disse o analista do IG Alastair McCaig.

O papel da empresa de serviços públicos francesa Suez Environnement saltou 7,1 por cento, maior ganho no FTSEurofirst, enquanto a ação da Veolia Environnement avançou 4,3 por cento, impulsionadas por especulações de fusão.

Continua depois da publicidade

Após o fechamento as empresas negaram discussões para uma fusão ou mesmo que estejam estudando tal projeto.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,65 por cento, a 6.584 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,57 por cento, para 9.317 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 registrou alta de 1,39 por cento, a 4.405 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib ganhou 3,44 por cento, para 21.534 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 valorizou 1,63 por cento, a 10.267 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve valorização de 2,15 por cento, para 7.342 pontos.