Herbalife sob fogo cruzado: após FBI, procurador de NY investiga “pirâmide” da companhia

Procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, abriu uma investigação em meio a alegações de que a companhia opera em um esquema de pirâmide, de acordo com fontes ouvidas pelo New York Post

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a FTC (Federal Trade Comission)  o FBI (Federal Bureau of Investigation) e o Departamento de Justiça norte-americano passarem a investigar a Herbalife, desta vez, o procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, abriu uma investigação em meio a alegações de que a companhia opera em um esquema de pirâmide, de acordo com fontes ouvidas pelo New York Post. 

O jornal, citando fontes anônimas, disse que pelo menos dois informantes já prestaram depoimentos para a equipe de investigação de Schneiderman. O procurador também estaria ouvindo as reclamações de ex-distribuidores hispânicos que disseram ter sido lesados pela empresa.

A investigação da promotoria de Nova York para a empresa de nutrição ocorre em meio a um inquérito civil  e relatos de que o FBI também está  observando como a Herbalife conduz os seus negócios. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana passada, o Financial Times divulgou que o FBI e o Departamento de Justiça norte-americano passaram a investigar a companhia. Em entrevista para o jornal, a Herbalife afirmou que não tem conhecimento de qualquer investigação por parte dos dois órgãos do governo e que não recebeu nenhum pedido formal nem informal solicitando alguma informação. “Nós levamos nossas obrigações de divulgação pública muito à sério. A Herbalife não pretende fazer qualquer comentário adicional sobre este assunto”, completou a companhia.

No início deste ano, a companhia já havia dito que concordava com a investigação da FTC e que via isto como uma oportunidade para corrigir possíveis erros dentro da empresa. Além disso, ela ressaltou que iria cooperar e que estava confiante de que estava de acordo com todas as leis e regulamentos.

A investigação criminal por parte do FBI aumenta os riscos para a Herbalife, que já enfrenta inquéritos civis de vários órgãos do governo e que estão olhando para a empresa com sede em Los Angeles. A companhia vende shakes nutricionais e suplementos através de milhões de distribuidores em mais de 80 países.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.