PSR recomenda racionamento de 8% na energia no País a começar já em maio

Consultoria reviu mais uma vez o risco de racionamento, em relatório encomendado pelo Brasil Plural, com base em previsão de que volume projetado de chuvas em abril fique em 74% da média histórica

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A PSR, uma das principais consultorias do setor elétrico do País, recomenda que o Brasil implemente um racionamento de 8% da demanda de energia entre maio e novembro deste ano, caso a previsão atual do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) sobre chuvas para o final de abril se concretize. 

A consultoria, que reviu mais uma vez o risco de racionamento, em relatório encomendado pelo Brasil Plural, trabalha com um volume projetado de chuvas para este mês de 74% da média histórica, com base em previsões do ONS. Entretanto, o banco alerta que esse cenário pode ser ainda pior. Na primeira semana de abril, o nível já estava em 72% e a tendência de chuva ao longo do mês deve refletir gradualmente a um declínio (a segundo metade de abril deve ficar 20% abaixo da média da primeira), comentaram os analistas Francisco Navarrete, Tatiane Shibata e Arthur Pereira. 

Para eles, tendo em vista que o racionamento parece ser inevitável, o nível da demanda de energia deve ser implementado – 8% parece ser o piso – e ser iniciado já em 2014 (recomendação técnica) ou em 2015 (devido à eleição este ano).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo os analistas, a metodologia do cálculo de corte na demanda de 8% é a mesma utilizada em 2001, quando o governo do PSDB implementou o programa de racionamento, cortando a demanda em 20% por nove meses.

E se o governo ignorar o alerta vermelho do racionamento?
Os analistas comentam que, ignorar o alerta vermelho do racionamento é o mesmo que “jogar roleta russa com cinco balas no cilindro”. Isso porque o nível dos reservatórios no Brasil deve cair para 10% em setembro (patamar crítico), o que deve implicar em uma necessidade de racionamento de 10% a 15% a começar em outubro.