ERRATA – “Eike Batista do Sul” muda nome de sua empresa para evitar comparação com grupo EBX

Antiga ESX e atual Utilium entrou em contato com o InfoMoney para esclarecer algumas informações apontadas na época

Lara Rizério

Publicidade

Sobre as matérias “‘Eike Batista do Sul’ muda o nome da sua empresa para evitar comparação com o Grupo EBX”, publicada em 07 de outubro de 2013 e “CVM barra mais dois pedidos de registro de companhia aberta de “fã de Eike” publicada em 26 de dezembro de 2013, onde a UTILIUM PARTICIPAÇÕES S/A foi citada, informamos: 

O Sr. Carlos Zamponi, Diretor de RI da Utilium entrou em contato com o InfoMoney e explicou que as declarações do Sr. Gedeão do Nascimento dadas ao InfoMoney em outubro de 2013 foram feitas de forma inapropriada e desautorizada, fornecendo informações inverídicas sobre a companhia e os atos proferidos na ata da AGE (Assembleia Geral Ordinária) realizada em 03 de outubro de 2013. 

O InfoMoney, no momento que foi comunicado da verdade dos fatos e com base na ata da AGE da Utilium de 03 de outubro de 2013, resolveu publicar essa errata, corrigindo as informações prestadas aos seus leitores, sobre o teor das referidas matérias, esclarecendo: 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1) O Sr. Alexandre Azambuja vendeu o controle da companhia em 03 de outubro de 2013, onde permaneceu como presidente do Conselho de Administração e sócio com apenas 3 (três) ações num universo de 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil) ações existentes à época. 

2) O nome Utilium foi criado e modificado pelo novo controlador da companhia, sem qualquer interferência ou influencia do Sr. Alexandre Azambuja.

3) A diretoria e conselho de administração da ex-ESX e atual Utilium Participações foi modificada no dia 03 de outubro de 2013, inclusive o Sr. Gedeão do Nascimento renunciou aos seus cargos nesta AGE. Portanto no dia 07 de outubro de 2013, data da matéria, ele não falava mais em nome da companhia.

Continua depois da publicidade

4) O Sr Alexandre Azambuja permaneceu como Presidente do Conselho como simples elo de transição entre os antigos proprietários e o novo controlador, e permaneceu no cargo até o dia 17 de Dezembro de 2013, quando foi destituído, em atendimento a um oficio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A autarquia em resposta à companhia considerou-se satisfeita com a imediata atitude do controlador.

5) A Companhia não pertencia mais ao Sr Alexandre Azambuja e a Templars Trust desde 03 de outubro de 2013, sendo assim todas as declarações do Sr. Gedeão do Nascimento, que foi a fonte da matéria de 07 de outubro de 2013, não possuíam nenhuma validade, haja vista que este não mais exercia qualquer cargo na companhia.

O InfoMoney vem através desta pedir desculpas aos acionistas, diretores e conselheiros da Utilium Participações SA.


Íntegra da matéria publicada em 7 de outubro de 2013:

SÃO PAULO – Com a derrocada do grupo EBX, de Eike Batista, não é somente a holding que quer se desvincular do seu passado e mudar seu nome, conforme informado pela coluna Radar, da Veja, no último final de semana. A ESX Energia Solar já mudou sua razão social, conforme comunicado enviado ao mercado na última sexta-feira, para Utilium Participações.

Apesar do nome, não se engane: a empresa de energia solar não faz parte do grupo EBX. A empresa é mais um dos empreendimentos de Alexandre Souza de Azambuja, responsável por um grande número de pedidos de registros à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Todas as companhias criadas por ele fazem parte da holding Templars Trust, com a ideia de reunir empresas start-up, ou iniciantes, que tenham a possibilidade de captação de recursos nos mercados.

Dentre as empresas que fazem parte do portfóilio da holding de Azambuja, considerado o “Eike Batista do Sul” estão a BR Night Entertainment e Atletas Brasileiros. Azambuja sempre afirmou que se espelhou em Eike para realizar os seus negócios. Com isso, o diretor vice-presidente da ESX, Gedeão do Nascimento, procurado pelo InfoMoney, reiterou que a mudança do nome da empresa reflete a crise do grupo de Eike Batista.

Conforme aponta Nascimento, a ideia de colocar o nome de ESX era alcançar o grupo EBX, pegando “carona” no sucesso inicial das empresas do grupo de Eike Batista com o IPO (Initial Public Offering), que aconteceram na sua maior parte entre os anos de 2006 e 2010. “Contudo, em meio às dificuldades que as companhias de Eike enfrentam na bolsa e ao ambiente mais hostil, a estratégia mudou”, afirmou Nascimento. No comunicado oficial, a companhia também destacou a alteração completa de seu objeto social tendo em vista outras oportunidades de negócios vislumbradas. 

E não é só a ESX que tem um nome similar às empresas do grupo EBX dentro da holding Templars Trust: a empresa de energia eólica do grupo, EOX, também tem um nome bastantes similar às conhecidas companhias do grupo: OGX Petróleo (OGXP3), MMX Mineração (MMXM3), OSX Brasil (OSXB3), CCX Carvão (CCXC3), LLX Logística (LLXL3) e a antiga MPX Energia (MPXE3), que mudou de nome no dia 16 de setembro para Eneva, após seu controle ser transferido para a alemã E.ON. 

Além da alteração do nome da ESX, o comunicado da última sexta-feira trouxe outras novidades, como a renúncia de Wallid Nicholas Assad e Doriane Anunciação Markiewicz do conselho de administração, enquanto elegeram para um novo mandato Azambuja, Lucas Urach Sudati e Guillermo Federico Piacesi Ramos. Além disso, a companhia também decidiu que irá desdobrar suas ações na proporção de um para três.   

Pré-operacionais na bolsa
Na página principal da holding de Alexandre Azambuja, a Templars Trust, o destaque fica para notícias que remetem ao perfil do empresário, que é colocado como futuro campeão da abertura de capital no Brasil ao prometer colocar no mercado as ações de 28 empresas. 

Eike Batista era tido como o norte para o empresário, mas Azambuja destaca nas reportagens que o seu portfólio é diferente, apostando em diversas frentes como companhias de bebidas energéticas, de marketing esportivo, drogarias, estacionamentos e salões de belezas.

A ideia da Templars Trust é criar e preparar pequenas empresas pré-operacionais sem ativos para chegar ao mercado, de modo a capitalizá-las por meio de leilões na bolsa para venda de participações acionárias. Porém, conforme ressalta a reportagem da Época Negócios de julho, a diferença é que Azambuja negocia previamente com os investidores, numa chamada fusão reversa. A companhia sem ativos, mas listada em bolsa e atendendo a requisitos de governança corporativa, se funde com outra que está fora do mercado acionário.

Contudo, em entrevista para a Época, o empresário paranaense afirmou: o mau humor das empresas X originais, sob comando de Eike, dificulta a entrada de projetos pré-operacionais das companhias brasileiras. Por outro lado, afirma o diretor vice-presidente da ESX, agora Utilium, a expectativa é de uma capitalização na empresa ocorra no segundo semestre de 2014. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.