As 20 ações mais “baratas” da Bovespa em relação ao patrimônio líquido

Levantamento da Economatica traz Grupo EBX, imobiliárias, Petrobras e Santander entre as empresas com menor valor de mercado em relação ao patrimônio

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – A Economatica elaborou um estudo para chegar até as 20 empresas da Bovespa com menor relação entre seu valor de mercado e seu patrimônio líquido. Na lista, constam desde as desacreditadas empresas do Grupo EBX, de Eike Batista, até companhias do setor imobiliário e grandes empresas, como Santander Brasil (SANB11), Petrobras (PETR3, PETR4) e Eletropaulo (ELPL4).

O valor de mercado de uma empresa é determinado segundo sua situação financeira atual e também as expectativas para o futuro, precificando antes ganhos que virão mais tarde – na prática: o mercado precifica para o valor presente as expectativas futuras desta empresa. Já o patrimônio líquido basicamente é a diferença entre os ativos e os passivos de uma empresa e é divulgado trimestralmente pelas companhias em seus balanços.

A relação entre valor de mercado e patrimônio líquido ajuda a refletir qual o nivel de confiança do mercado para determinada ação. No caso dos papéis destacados no levantamento da Economatica, percebe-se uma total desconfiança dos investidores para estas empresas, já que eles possuem um valor de mercado menor que o patrimônio líquido – ou seja, o mercado acredita que as expectativas de resultados futuros da companhia estão abaixo do que ela atualmente vale caso fosse liquidada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na lista, elaborada com base no valor de mercado em 27 de setembro e patrimônio líquido de junho deste ano, aparecem quatro empresas do Grupo EBX, de Eike Batista: MMX Mineração (MMXM3), cujo valor de mercado na data em questão representava 55,29% do patrimônio líquido, OGX Petróleo (OGXP3), com 41,05%, CCX Carvão (CCXC3, 32,61%) e OSX Brasil (OSXB3, 5,41%). As empresas do grupo sofrem uma crise de desconfiança, com possibilidade de calote e venda de controle de algumas companhias.

Confira as 20 empresas de capital aberto* com menor relação Valor de Mercado x Patrimônio Líquido:

20 empresas economatica

Fonte: Economatica
*O estudo considera as empresas com menor relação entre valor de mercado e patrimônio líquido considerando as que tiveram volume financeiro médio diário de sua principal ação acima de R$ 1 milhão no último mês.